A Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé promove nesta terça-feira, às 19h, a segunda edição do projeto “Imagens em Movimento”, no Solar dos Mellos. Desta vez, o filme apresentado será o documentário “Ônibus 174”. Logo após a exibição do filme, acontece palestra com a antropóloga Lúcia Maria Pacheco. A entrada é franca.
“O projeto tem como objetivo discutir vários temas com a sociedade. Desta vez, escolhemos a violência”, explica o secretário de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles. O documentário “Ônibus 174” foi uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país.
No filme, a história do seqüestro é contada paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.