logo

Solar dos Mellos é aberto a diversas atividades culturais

12/09/2007 11:25:10 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Exposições, oficinas, manifestações artísticas, projeções de vídeo, seminários, informações históricas e workshops acontecem periodicamente no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. O secretário municipal de Acervo e Patrimônio Histórico, professor Ricardo Meirelles, conta que já foram exibidos os mais variados filmes em sala com capacidade para 35 pessoas.

– No Cinemaph, como é chamada a sessão cinematográfica, já houve projeções de clássicos do faroeste e ficção dos anos 50 e 60 – quando a tecnologia era precária e os filmes não tinham o Know How de hoje em dia – comenta ele. As sessões acontecem nas quintas-feiras, às 19h. Atualmente, a série “Rambo” está em exibição, aberta e gratuita à população.

– Também passamos filmes que trazem parte da história brasileira com atores como Oscarito e Grande Otelo, enaltecendo o cinema nacional – comenta Ricardo, lembrando que todas as quartas-feiras, às 10h, pessoas com alto grau de sensibilidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) vão à sala assistir filmes. “Entre 10h e 12h, os pacientes vêem filmes de comédia, desenhos e outros, cujo objetivo é promover descontração e alegria, além de socialização do público alvo”, explica o secretário.

Outra atividade rotineira da secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) é o Café Literário que se realiza em todas as últimas quartas-feiras de cada mês, das 20h às 22h. Na ocasião, há o comparecimento das Cigarras (mulheres poetizas de todas as idades, inclusive artistas da arte de escrever e declamar de 80 anos). Nesse evento, elas lêem seus poemas umas para as outras, ao som de Música Popular Brasileira, com acompanhamento do cantor e compositor Jorge Benzê. “As pessoas da platéia que quiserem se manifestar, têm liberdade para isso, pois a cultura deve ser compartilhada por todos”, avalia Ricardo.

O Solar dos Mellos fica localizado na rua Conde de Araruama, nº 148, Centro. O espaço funciona de segunda a sexta, de 10h às 18h. Até o dia 28 deste mês, a exposição “Conhecendo a Latinidade das Cidades Brasileiras no Pedal”, poderá ser vista no local pela população. A mostra é resultado de viagem de bicicleta de Niterói a São Luis do Maranhão, dos universitários Josué Vieira e Rafael Couto.

Registros fotográficos, informações de diário narrando as mais variadas situações que a dupla de ciclistas teve de passar, a bicicleta e a barraca de Josué, além de kit reparo utilizado durante a viagem, podem ser vistos lá. Também estão disponíveis vídeo-documentário e revista com críticas, objetivos, fotos e fatos como matérias de jornais fluminenses relatando a viagem.