Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, Macaé participará da programação da 11ª Semana Nacional de Museus, que este ano traz o tema “Museus (memória + criatividade) = Mudança Social”. No Solar dos Mellos, as atividades acontecerão entre 14 e 18 de maio. Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), as ações serão de 13 a 15 de maio.
A iniciativa é comemorada em todo Brasil, para lembrar o Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. O evento, organizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é responsável pelo aumento de até 130% do público nos museus nacionais. Outras propostas são formar uma grande rede de memória a serviço da transformação e fortalecer a importância dos museus no imaginário cotidiano. Além disso, a ideia é mobilizar todas as unidades museológicas para o desenvolvimento de atividades especiais, entre elas exposições, palestras, oficinas e seminários.
No Solar dos Mellos – Museu de Macaé, a programação acontecerá no quintal do espaço. Nos dias 14 e 16 de maio, as comemorações serão marcadas por visita especial ao espaço, das 9 às 12 horas, voltada aos alunos de escolas públicas. Já das 14 às 17 horas, será a vez da oficina “Educação Patrimonial em comemoração ao Bicentenário de Macaé”, que atenderá aos servidores públicos das áreas de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Guarda Patrimonial. A iniciativa também é aberta aos conselhos municipais e público interessado.
A programação continua no dia 15 de maio, das 14 às 17 horas. Nesta data, acontecerá a oficina “No Rastro da História”. Alunos transformam-se em detetives num jogo de investigação com o objetivo de desvendar parte da história macaense, utilizando como ponto de partida os documentos presentes na exposição “As lentes de Télio Barreto”.
No dia 17 de maio, a data será lembrada com “Cultura de Quintal”, um espetáculo de teatro de bonecos com temática em educação ambiental, voltado para alunos de escolas públicas, no quintal do Solar dos Mellos, das 15 às 16 horas. A apresentação será do grupo Cia Volta Seca.
Para encerrar as comemorações, no dia 18 de maio, o público poderá prestigiar, a partir das 19 horas, “Cultura de Quintal”, com roda de choro, samba e gafieiras no quintal do Solar dos Mellos, promovida pelo grupo Coletivo Só Pra Moer.
Nupem
Uma programação diversificada foi preparada pelas coordenações de Extensão e de Assuntos comunitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), por meio do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem). As atividades, que contam com a parceria da Prefeitura de Macaé, serão realizadas de 13 a 15 de maio. O tema é “Quer saber um pouco mais sobre museus e ciência”.
No dia 13, o evento será aberto ao público. Já no dia 14 a programação será aberta aos estudantes da rede pública. Entre as atividades previstas para esses dois dias estão visitas guiadas: Espaço Ciência, coleção científica e laboratórios, além de atividades práticas e lúdicas, exibição de filmes e debates. No dia 15, último dia de atividades, o encontro será aberto ao público e universitários. Haverá palestras e mesas redondas.
Os alunos conhecerão réplicas de animais, como tubarões e jaguatiricas, coleções científicas e exposições lúdicas e práticas como coleta de peixes; simulação de estudo e coleta de fósseis. Os visitantes também terão acesso à vivência de atividade de pesquisa e conhecimento do estudo de um paleógrafo.