Foto: Adriana Bacellar
Livro reúne quatro exemplos de iniciativas culturais de sucesso
O Solar dos Mellos-Museu da Cidade foi palco, na última semana, do lançamento do livro do Serviço Social da Indústria (Sesi) "Nos Caminhos da Cultura: como o Sesi Cultural está transformando a realidade das cidades". O Sesi é parceiro da Fundação Macaé de Cultura (FMC), na promoção das vertentes culturais do município. O evento reuniu um grande número de jovens, artistas e produtores culturais.
O livro reúne quatro exemplos de iniciativas culturais de sucesso realizadas pelo Sesi em parceria com algumas prefeituras e ONGs do interior do Estado do Rio. Alguns desses projetos pioneiros são o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana (Norte Fluminense); o "Nasce uma Cidade", espetáculo em cortejo montado a céu aberto na cidade de Barra Mansa, no dia do aniversário do município, e que reúne cerca de 500 artistas; e a "Rede Criativa Sesi Cultural", que realiza eventos, shows e parcerias entre a iniciativa privada, a iniciativa pública e indivíduos ou coletivos da sociedade civil.
Para a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim, a parceria com o Sesi Cultural é fundamental para o crescimento e a visibilidade das ações culturais em Macaé.
- As demandas de uma gestão cultural são bastante complexas porque precisam refletir a multiplicidade dos atores e das vertentes culturais de qualquer lugar. A parceria com o Sesi Cultural nos permite trilhar um novo caminho, um caminho que leva em conta não apenas o planejamento e as prioridades da área, mas também os desafios que estão colocados à cultura no século XXI, como por exemplo integrar os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os valores e as tradições às artes e às letras, disse Tânia Jardim.
De acordo com Olga Acosta, da Divisão de Cultura e Arte do Sesi-RJ, as parcerias firmadas não se limitam a um conjunto de ações pontuais do patrocinador, mas também de um potente instrumento de comunicação e de gestão.
- Quando o Sistema Firjan, através do Sesi Cultural, se alia a um projeto, ele está dando aval também a todo o contexto social no qual aquele projeto está inserido. E isso, hoje em dia, envolve tanto a especificidade cultural das cidades contempladas quanto uma gama de questões locais, como sustentabilidade, democratização do acesso às verbas, descentralização regional e a diversidade étnica e cultural das diferentes regiões do Estado, disse em sua apresentação do livro.
Criado em 2004 no Rio de Janeiro, o Sesi Cultural é um programa de fomento que tem o objetivo de identificar oportunidades no mercado cultural do Estado do Rio e atender às demandas da indústria e da comunidade do setor, como formação de plateias, promoção de novos artistas e profissionais da área e o fortalecimento da economia criativa local, dentre outros.
Além da participação da responsável pela Divisão Cultural e Artística do Sesi-RJ, o programa da noite de lançamento do livro "Nos Caminhos da Cultura" contou também com a apresentação da ganhadora do Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura em 2014, a agente cultural Fátima Jorge (Rinha das Artes), com apresentação de documentário do projeto do Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal e com o show instrumental do Duo Ayous (Aline Pascutti no violino e Raúl Andueza no violoncelo).