Solar dos Mellos exibe 8a Mostra de Cinema e Direitos Humanos

29/11/2013 12:17:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Em Macaé, a Mostra ocorrerá no auditório do Solar dos Mellos, entre os dias 10 (terça-feira) e 14 (sábado)

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé vai sediar, no mês de dezembro, a 8a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que traz a exibição de filmes sobre temas atuais de Direitos Humanos. Neste ano, a Mostra traz a proposta de descentralização das exibições e acontece em 585 locais no interior do país, além das capitais e Distrito Federal. Os filmes selecionados para a Mostra possuem audiodescrição, legendas e dublagem em português. Em Macaé, a Mostra ocorrerá no auditório do Solar dos Mellos, entre os dias 10 (terça-feira) e 14 (sába do).

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é um evento que celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem os Direitos Humanos no continente. Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Universidade Federal Fluminense/Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e do BNDES, o evento acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal.

O evento é voltado à exibição de obras realizadas em países da América do Sul, finalizadas a partir de 2011, cujo conteúdo contemple aspectos em conformidade ao objetivo da mostra: Direitos das pessoas com deficiência; População LGBT; Memória e verdade; crianças e adolescentes; Pessoas idosas; População negra; População em situação de rua; Mulheres; Direitos Humanos, segurança pública e não-violência; Proteção aos defensores de Direitos Humanos; Prevenção e combate à tortura; Democracia e Direitos Humanos; Direitos do trabalhador; Juventude; Direito humano à moradia; Indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais.

Para além das capitais, os kits foram distribuídos aos locais de exibição habilitados em chamada pública própria (tais como cineclubes, pontos de cultura, universidades, etc), no intuito de permitir maior disseminação do conhecimento em direitos humanos em seu formato cinematográfico. Na próxima semana, a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, por intermédio da Fundação Macaé de Cultura, vai divulgar no site da Prefeitura Municipal e em toda a mídia a programação completa, detalhando dias e horários das sessões. Todos os filmes são premiados.