logo

Solar dos Mellos lança “Laços de História” do jornalista Alexandre Bordalo

15/06/2012 17:49:00 - Jornalista: Cesar Domerry

Foto: Kaná Manhães

Lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira (14) no Solar dos Mellos

Reportagens e matérias – 50 ao todo – do jornalista e autor Alexandre Bordalo, produzidas de 2005 a 2011, compõem este “Laços de História”, livro lançado na noite desta quinta-feira (14), no Museu do Solar dos Mellos. A obra aproxima passado e presente da vida do município de Macaé, com personalidades artísticas, culturais, políticas famosas na região e em todo o país; as origens brasileiras, o primeiro curso de africanismo para professores, a visita de Charlles Darwin a 12 municípios da região e a colocação de placa alusiva em Macaé, a presença do seu tataraneto nestas terras, filmes antológicos, Igreja de São João Batista, que completa 200 anos em 2012.

O autor, aluno do curso de graduação em História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), contou como nasceu a ideia de escrever o livro.

- Numa aula do professor Rodolfo, observei semelhanças entre os aspectos inseridos nas fontes visuais, tema da palestra. Percebi que a mesma semelhança existia nos meus textos, e elas eram a própria História do município, ou seja, vários textos do livro têm em comum pinceladas na História, disse.

Alexandre Bordalo assinala que, ao entrevistar o professor Ricardo Meirelles, sempre obteve aulas de História, e o mesmo aconteceu com os historiadores Bruno Rodrigues, Conceição Franco, Gisele Muniz e o agente cultural Giovani Hass.

- Em uma matéria, o professor Ricardo Meirelles decifrou o jornal “O Século”, editado em Macaé, que circulou de 1886 a 1918, facilitando a compreensão das pessoas quanto à importância do veículo, de propriedade de Cesar Melo. Noutra matéria, o professor enumerou várias personalidades ilustres de Macaé. Na esfera cultural, citou o historiador Antonio Alvarez Parada o cartunista Seth, autor de muitas gravuras importantes no Brasil, a partir de 1900. Na esfera musical, citou o flautista Benedito Lacerda, Viriato Figueira da Silva e, na política, Macaé produziu Washington Luis, que foi presidente da República. Também citou Seu Pierre, secretário de Educação na gestão de quatro prefeitos, pontuou.

Dentre outras, Alexandre Bordalo comentou a matéria que comemorou a passagem do cientista Charles Darwin por Macaé em 1832, e 12 municípios da região, e uma comitiva, em 2008, composta por cientistas, professores, jornalistas e estudantes fez o mesmo percurso e colocou placas alusivas a sua passagem por aqui. Também levamos placas comemorativas à passagem por aqui do tataraneto de Darwin, Randal Keymes, que fez o mesmo percurso de seu antepassado.

Bordalo agradeceu ao professor Ricardo Meirelles a oportunidade de tornar realidade o sonho de escrever um livro. “Não fosse a consideração do professor por seus funcionários, eu não teria conseguido”, frisou.

O professor Ricardo Meirelles acentuou que “Laços de História” é uma obra de divulgação do trabalho que a Solar dos Mellos, instituição que dirige, vem realizando e, com a ida do jornalista para a instituição, esse trabalho tornou-se mais conhecido.

- As matérias produzidas por Alexandre, reunidas neste livro, realmente aproximam passado e presente de Macaé, e divulgam nosso trabalho. Temos reconhecido o trabalho de intelectuais e artistas em nosso município, mas não desconhecemos a importância de cidadãos comuns, como o caso de Zé Mengão, que homenageamos, quando do fechamento do bar que, durante 40 anos, foi ponto de encontro de políticos, candidatos e pessoas que têm envolvimento com a política local e regional. Zé Mengão ouvia, debatia, gostava de estar ali, acompanhando o movimento político da cidade. Sempre surgia um fato novo ou uma fofoca. Era praticamente um palanque do povo. Enquanto esteve à frente do bar, ajudou a fazer política em Macaé. Certa ocasião, o radialista Itamir Abreu contou que passeava de gôndola pelos canais de Veneza, quando começou a se lembrar de fatos ocorridos no bar famoso, que lhe fizeram dar boas risadas, concluiu Ricardo.


Fotos Relacionadas