Solar dos Mellos: Macaé sob todos os ângulos

22/11/2010 14:47:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Solar dos Mellos tem atividades culturais para todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre Macaé

A Subsecretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) não mede esforços para oferecer a macaenses e pessoas de outras cidades atrativos culturais, históricos, artísticos e de entretenimento, no Solar dos Mellos. São os projetos Professor Investigador, Macaé em Fontes Primárias, o Cine Semaph, o Plano de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial e a Integração Museu – Escola: Visita Guiada.

O subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, o professor de História Ricardo Meirelles, dá os detalhes da metodologia profissional empregada pela Semaph.

Projeto Professor Investigador

- O projeto Professor Investigador tem o objetivo de instigar pesquisadores, professores e historiadores, além do público em geral, a conhecer a história do município de Macaé”, explica ele. Acrescenta que dessa forma, com mais entendimento da nossa realidade, será melhor compreendido o lugar onde vivemos.

Como exemplo, ele citou diversos encontros nos quais Macaé esteve no centro das atenções, como a recente palestra sobre o estuário do rio Macaé, a escravidão no município, os cemitérios e suas linguagens, a vinda dos primeiros imigrantes japoneses, entre outros.

Macaé em Fontes Primárias

O professor de História conta ainda que o Projeto Macaé em Fontes Primárias trata de assuntos concernentes às fontes primárias como documentos de registros de nascimento, documentos cartoriais e eclesiais.

Para disponibilizar essas fontes ao público via digitalização as historiadoras Conceição Franco, Gisele Muniz, Alice Tavares e o historiador Bruno Azevedo fazem o trabalho de digitalização.

Atualmente, está sendo digitalizado um livro de registro de nascimento e morte do século XIX.

Plano de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

Por intermédio de filmagem, as pesquisadoras Rosali Quinan e Jane Marinho, além de Salma Marques, colhem depoimentos e trabalham com fotografias, vídeos, História Oral.

- Este trabalho envolve festas populares como a festa de São João Batista e a festa dos pescadores, além de lendas como a de Sant’Anna, Papa Lambida e outras”, enumera Meirelles.

Cine Semaph

O Cine Semaph, que se realiza nas tardes de sábado, mostra filmes antológicos, como clássicos que tratam de cultura e de arte. Um exemplo disso foi o neorrealismo italiano, cujo filme Ladrão de Bicicleta foi exibido há um mês.

- Nosso objetivo é proporcionar gratuitamente às crianças, aos jovens e adultos um entretenimento cultural – comenta o subsecretário.

Integração Museu – Escola: Visita Guiada

O projeto Integração Museu – Escola: Visita Guiada consiste em trabalhos culturais entre o Solar dos Mellos, onde funciona a Semaph, e as instituições de ensino macaenses.

Mensalmente, cerca de 480 pessoas assistem aulas e palestras sobre Macaé e sua história. Isso se dá duas vezes por semana no Auditório Washington Luiz, porta de entrada do Solar, que fica na Rua Conde de Araruama 248. Maiores informações pelo telefone 2759-5049.