logo

Solar dos Mellos prossegue com programação da 7º Primavera dos Museus

25/09/2013 10:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró

Até quinta-feira, alunos do 8º e do 9º ano participam de ação educativa no Museu

Nesta terça-feira (24) foi a vez de alunos da rede municipal de ensino visitarem o Solar dos Mellos, que está realizando uma programação especial dentro da 7ª Primavera dos Museus. O evento tem como tema esse ano "Museus, Memória e Cultura Afrobrasileira". Até quinta-feira (26) alunos do 8º e do 9º ano do Colégio Municipal Engenho da Praia e da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira participam de ação educativa no Museu, que conta "As memórias do Quilombo", sobre o Carucango, que existiu na serra macaense até 1831.

Trinta e cinco alunos do Colégio Municipal Engenho da Praia participaram da palestra nesta terça-feira, à tarde, ministrada pelo professor de Geografia, Tiago Xavier. Pela manhã, a palestra é com o professor de História, Bruno Rodrigues. O objetivo é que os alunos conheçam e discutam sobre a história do município.

A programação da 7ª Primavera dos Museus, no Solar dos Mellos, começou na segunda-feira (23), com a palestra "Escravidão e Quilombos em Campos e Macaé (Séculos XVII - XIX)", ministrada pela pesquisadora Márcia Amantino, que reuniu professores da Rede Municipal de Ensino de diversas áreas, graduandos de História, técnicos e gestores municipais.

A 7ª Primavera dos Museus, que acontece em todo país desde 2007, é uma ação conjunta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura em parceria com a Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial. As atividades estão previstas até sábado (28).

Segundo a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, essa iniciativa visa dar visibilidade aos museus como organismos vivos da cidade e um espaço para encontros e debates. Já a Coordenadora Extraordinária de Igualdade Racial, Zoraia Braz, destacou a importância desse tema no ano em que o município comemora 200 anos.

Na sexta-feira (27), das 18h às 19h, haverá a mesa-redonda "A contribuição cultural do negro na construção da sociedade contemporânea", seguida de samba de roda. Já no sábado (28), as atividades começam às 10h com roda de capoeira. Em seguida, entre 10h30 e 15h, haverá oficinas de instrumentos, máscaras e turbantes. A programação termina às 16h com o desfile que expõe os turbantes e os instrumentos criados nas oficinas no quintal do museu. O e-mail e telefone para contato são museumacae@yahoo.com.br e (22) 2759-5049.