A exposição é uma homenagem à jornalista macaense
No mês de conscientização para controle do câncer de mama, o "Outubro Rosa", a Secretaria de Cultura, através do Museu Solar dos Mellos, em parceria com a Unamama (União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama), fará ao longo do mês uma homenagem à vida e história de Ísis Maria Borges, com a exposição "Ísis Maria - A Mulher que acorda para viver", com curadoria de Patrícia Barboza.
A exposição será aberta no dia dois de outubro, com entrada franca, sempre de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos). O Museu fica localizado na rua Conde de Araruama, 248 - Centro.
A diretora do Museu, Patrícia Barboza, explica que a exposição contará a trajetória da jornalista que morreu de câncer, no mês de agosto.
"A família Borges foi uma das referências da economia no início da cidade, como comerciantes. Essa mulher incrível, que se formou em jornalismo, numa época que não tinha internet, veio e trouxe com a sua coluna social, no Jornal O Debate, muito sobre a sociedade macaense. Podemos dizer que eram as redes sociais da época. Já no Caderno Dois, fez um trabalho brilhante como divulgadora da cultura local. Temos um acervo muito rico e que esbarra nestas matérias produzidas por Ísis", pontuou Patrícia.
Ao longo do mês a população poderá conhecer um pouco da trajetória da jornalista Ísis Maria Borges, que contribuiu muito para a cultura de Macaé. Editora do Caderno Dois e escritora da coluna VIPs, do jornal O Debate, promoveu artistas locais e eventos de reconhecida importância para o município.
O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou o legado de Isis Maria, de levar a cultura de Macaé para toda região. “A Ísis foi pioneira neste ofício de divulgar e difundir a cultura macaense. Muitos artistas locais apareceram na mídia graças ao empenho e o trabalho dela como jornalista. Além disso, muitos jovens jornalistas da cidade foram estagiários de Isis Maria e aprenderam muito com ela”, disse.