Alternativo, underground, irreverente, um poeta pós-moderno. Assim é Zeca Baleiro, que acaba de se apresentar no Macaé Acústico dentro da primeira fase do Fest Verão 2008. Em um palco de seis metros de altura montado pela prefeitura para abrilhantar o evento no posto um da Praia dos Cavaleiros, o cantor mostrou o porquê de ser um artista com status para musicalizar poemas de Hilda Hilst, uma das maiores escritoras brasileiras.
Zeca disse que gostou da estrutura montada pela prefeitura para os shows gratuitos na praia e informou que esta foi sua primeira apresentação do ano. O palco, de dez metros de largura por oito de comprimento, com concha acústica especial, contribuiu para a versatilidade da banda do cantor.
O prefeito Riverton Mussi foi ao show e destacou que toda a estrutura do Fest Verão foi montada com o cuidado para agradar a família macaense. A Guarda Municipal, a secretaria de Saúde, a Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) dão suporte ao evento, além das polícias civil e militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Riverton aproveitou para convidar a população a comparecer a partir de quinta-feira na Linha Verde para os shows no local. “Estamos montando uma estrutura especial com muita segurança para a família”, disse. Na quinta-feira (24), a noite será de muito forró com o grupo Calcinha Preta e a cantora Elba Ramalho. Na sexta-feira (25), é a vez do pagode do grupo Revelação e do axé da banda Cheiro de Amor. No sábado (26), quem comanda a festa é o reggae do Natiruts e a cantora Simone. No domingo, encerrando a programação, muito axé com o Olodum e mais pagode com o Fundo de Quintal. Os shows são gratuitos.
No show desta sexta-feira (18) à noite, Zeca Baleiro abriu a apresentação com a música “Pagode Russo” e mesclou antigos sucessos com músicas novas, de cds como “PetShopMundoCão” e “Vô Imbolá”. As músicas “Babylon” e “Quase Nada” foram algumas que mais empolgaram o público, estimado em cinco mil pessoas. Em entrevista, Zeca Baleiro avaliou a música contemporânea como “rica e produtiva”, mas não poupou a indústria fonográfica. “O mercado que não vai bem”, disse.
O estudante Jair Costa, de 18 anos, foi ao show com os amigos e gostou da iniciativa da prefeitura de levar Zeca Baleiro para se apresentar na praia. “Tem tudo a ver este show aqui, o Zeca tem a cara da juventude porque fala nas entrelinhas, as letras são muito inteligentes”, analisou.
Duas UTIs-móveis com médico, enfermeiro e demais profissionais da equipe médica são disponibilizadas para os shows. Até o fechamento desta matéria, nenhum caso grave foi registrado. A Fiscalização de Trânsito da Mactran também permanece de plantão durante todo o evento. A Mactran alerta que bebida alcoólica não deve ser ingerida para quem for dirigir.