O Festival da Canção de Macaé – Som da Vez inscreveu 180 músicas e selecionou as 12 que serão apresentadas ao público, no próximo final de semana (29 e 30), com início às 18h, no Teatro Municipal de Macaé. O evento é uma realização da Fundação Macaé de Cultura (FMC), produzido pela Escola e Ateliê Fred Tolipan. A retirada gratuita dos ingressos será com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro.
– Idealizamos o Festival da Canção, ano passado, com a certeza de que seria um grande sucesso, mas confesso que não esperava um número de inscrições tão elevado - declara o presidente da FMC, Juliano Fonseca.
Despontando como um dos mais requisitados nas casas noturnas cariocas, o comediante Caio Pozes será o apresentador do festival. Ele traz na bagagem nove peças teatrais, stand up comedies em casas noturnas do Rio de Janeiro, três trabalhos em televisão e cinema, incluindo participação de humor no Multishow, em comerciais de TV e no curta-metragem “Sem Explicação”. Ganhou reconhecimento também fazendo imitações de pessoas famosas como Silvio Santos, Marília Gabriela, Luiz Inácio Lula da Silva, Alexandre Frota e Mister Catra. Com essa experiência nos palcos e na TV, o artista promete agitar o público mostrando talento e bom humor.
Jurados - A experiente Maria Izabel de Oliveira, no auge de seus 76 anos, vem acrescentar seu talento como jurada do evento. A longa carreira proporcionou a ela encontros com maestros renomados como Paul Mauriat, David Rose e Ray Conniff. “Estou entusiasmada para participar como jurada deste festival. Espero encontrar novos talentos e músicas com bons arranjos, pois costumo ser bem rigorosa”, avisa a artista. Professora de música e cantora, é formada em Teoria e Solfejo, Harmonia e Canto Coral pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, em 1961, e em Canto Orfeônico, hoje Educação Musical, pelo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, hoje UNIRIO, em 1965. Como cantora, foi parte integrante de corais como: Coral da Rádio Roquette Pinto, Coral da Rádio MEC, Coral Stefanini da extinta TV Excelsior e Coral Stefanini TV Globo. Também cantou no FIC-Festival Internacional da Canção, patrocinado pela TV Globo.
Outro integrante do corpo de jurados, o ator Bernardo Mendes ressalta o valor poético das letras nas canções concorrerão no festival. “Fiquei empolgado com a riqueza e intensidade das letras. Como um dos criadores do projeto “Fui Crime, Serei Poesia” (onde divulgou as obras de Pereira Lima, seu avô, agraciado com o prêmio Poeta do Milênio da academia Internacional dos Poetas da Índia), vejo como a poesia tem se destacado no universo jovem. Fico feliz em ser um dos convidados para participar deste belo Festival, diz.
O artista iniciou sua carreira aos oito anos de idade e logo ganhou destaque na televisão, em 2006, na novela Malhação. Participou de diversas peças teatrais e, no cinema, atuou no filme Se Eu Fosse Você 2, dirigido por Daniel Filho; Os Normais 2, direção de José Alvarenga; Paraísos Artificiais, direção de Marcos Prado. Em Giovanni Improta, teve a direção de José Wilker; Minha Mãe é Uma Peça, de Andre Pellenze e Tim Maia, de Mauro Lima.
Mais recentemente, na TV, atuou de forma brilhante ao lado de Mariza Orth, Aderbal Freire Filho e Bruno Gagliasso, na série Dupla Identidade, dirigida por Mauro Mendonça Filho.
O encerramento do Festival da Canção contará com a participação da cantora, compositora e multi-instrumentista Ana Sacha. Ana tem uma pegada mpb-rock e gosta de trabalhar fazendo arranjos inusitados de músicas conhecidas e autorais. Sua voz forte e, ao mesmo tempo, doce, transmite emoção e verdade. Seu projeto solo foi apelidado de "Banda Anas", pois ela toca todos os instrumentos que usa nas gravações dos vídeos (disponíveis no YouTube) e, ao vivo, usa pedais de guitarra e outros recursos para ser, de fato, a banda de uma pessoa só.
Ana Sucha faz parte do Coletivo de cantores e compositores “Cavalo Preto” – que vem revolucionando o cenário da música carioca. Junto a grandes nomes como Suely Mesquita, Elisa Fernandes, Duda Brack, Tuca Oliveira e outros 28 integrantes, traz ao palco cenário, sons e originalidade em saraus.
As 12 músicas selecionadas
Abençoado Soul – Responsável: Marcelo Ferreira
Sete Anões – Responsável: Pedro Zacarias Rodrigues
Que tal? – Responsável: Ricardo Badaró
Cariobah – Responsável: Rejane Ferreira
Capoeira – Responsável: Jéssica Passos
Toque - Responsável - Uiara Leigo Carneiro
Balada – Responsável: Leandro Gomes
Indigente – Responsável: Marcus Philippe
Indo em direção ao mar – Responsável: Emily Alves
Estamos fugindo desde abril – Responsável: Suelen Sturmer
Os pingos da dor – Responsável: Hudson de Jesus
Neco do Acordeon – Responsável: Renato Neves