logo

Subsecretaria celebra confraternização dos idosos

12/12/2012 15:05:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Prefeitura, através da Subsecretaria do Idoso antecipa a celebração do Natal e reúne a Terceira Idade de Macaé numa confraternização que acontece nesta quinta-feira (13), no Centro de Convivência do Idoso “Elisa Lamoglia Mussi”, na Ajuda de Baixo.

Segundo a subsecretária Marli Reis, participam da festa os idosos do Asilo da Imbetiba (Liga Beneficente São João Batista), do Recanto dos Idosos e da Pousada da Cidadania, localizados no bairro São José do Barreto, e membros da Guarda Sênior.

- Nossa meta é integrar a terceira idade com um almoço que será oferecido para mais de 50 pessoas, numa tarde de muita alegria e descontração. Esta é mais uma ação que visa promover entretenimento e tirá-los do isolamento, pois quem vive em asilos sofre com a solidão. Temos de gerar eventos que possam integrar e socializar os grupos de idosos da cidade, que muito já contribuíram com a sociedade – disse.

Ela explicou que a confraternização é apenas um item dentro da política social destinada à terceira idade que a subsecretaria tem realizado à população que mais cresce no mundo – os idosos. Ela manifestou sua preocupação na geração de políticas públicas para o segmento.

- Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Daí o alerta aos governos para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade.

O País envelhece - O País do futuro está envelhecendo. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Em 1991, correspondia a 7,3% da população. A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Atualmente, boa parte dos idosos é chefe de família. E nessas famílias a renda média é superior àquelas comandadas por adultos não idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.