logo

Subsecretaria encerra curso de leitura com idosos

21/11/2012 17:21:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: divulgação

A Subsecretaria do Idoso, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a secretaria de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), encerrou nesta quarta-feira (21), o curso de leitura dinâmica destinado aos alunos da Terceira Idade. Durante a formatura, que ocorreu no auditório do Centro de Convivência do Idoso, Elisa Lamoglia Mussi (CCI), oito idosos receberam certificados.

O evento, aberto pela subsecretária Marli Reis, reuniu também os familiares e amigos numa tarde de integração. Presente no evento, a coordenadora de honra dos grupos da Terceira Idade, Margarida Mussi, elogiou a ação que tira os idosos do isolamento, objetivando fazer com que o segmento reviva, recrie e tenha atividades que estimulem a socialização.

Citando a parceria com o Cetep e o apoio do Conselho do Idoso, a subsecretária falou sobre a qualificação ora proporcionada aos concludentes que, através da dinâmica da leitura integra estimulando as relações humanas e interpessoais e exercita a memória da melhor idade.

- Através da colaboração dos nossos parceiros estivemos proporcionado aos idosos, técnicas que estimulam integração, através das relações humanas e interpessoais como também o exercício do seu cérebro para obterem performances melhores. É nosso dever enquanto executores de ações destinadas aos idosos assegurar-lhes políticas públicas, através de projetos e cursos de formação. Só neste segundo semestre já formamos mais de 70 idosos nos cursos de corte e costura, salgados, bombons finos, EJA (alfabetização), canto e agora o de leitura dinâmica. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos, assegurou.

Segundo a coordenadora do Centro do Idoso, Dulce Figueiredo, os oito alunos de Leitura Dinâmica fizeram 120h/aula num curso iniciado em outubro deste ano. “Só temos que agradecer a dedicação e o empenho da professora do Cetep, Meri Lúcia e parabenizar a turma de formandos. Este Centro tem cumprido o seu papel gerando opções para a Terceira Idade com as capacitações oferecidas e as tardes de integração que acontecem com o projeto Quinta do Idoso”, disse.

Para Maria Cândida, de 82 anos, moradora do Parque Aeroporto a capacitação foi formidável e ajudou muito na questão da memória. “Gostei muito porque é mais uma atividade para desenvolver minha mente. Agora exercito a técnica da leitura dinâmica no meu dia a dia. Estou me sentindo muito feliz com isso”, acentuou.