logo

Superprodução leva tradições nordestinas ao TMM

28/09/2007 14:15:54 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A superprodução “A Árvore dos Mamulengos”, com 14 atores e uma banda com sete músicos em cena, está no Teatro Municipal de Macaé, neste sábado (29), às 20h30, e domingo (30), às 19h. A peça começa em clima de festa, com a banda recebendo o público com xote e xaxado, e o elenco servindo docinhos típicos à platéia que aguarda no foyer no teatro.

Os ingressos estão a venda na bilheteria a R$ 20, nesta sexta-feira (28) das 9 às 20h, no sábados a partir das 9h, e domingo das 14h até o início da peça. Estudantes, pessoas acima de 65 anos e moradores de Macaé que apresentarem comprovante de residência têm desconto de 50%. Telefone: 2772-4831.

A peça conta a história do amor entre o operador de mamulengos João Redondo e a bela Marquesinha e das artimanhas que eles usam para escapar do terrível Cabo Fincão. Outros personagens como Policarpo, o pai ganancioso da moça, que é dono de um circo, e um casal que vive literalmente entre tapas e beijos, Rosita Rabo Quente e Porrote, também se apresentam causando divertidas confusões.

Tradições culturais nordestinas como festival de cordéis, são pano de fundo do espetáculo dirigido pela macaense Simone Kalil. A peça foi sucesso de público e crítica em sua temporada carioca, venceu recentemente o “II Festival de Teatro de Patos de Minas” nas categorias “Melhor Espetáculo” e “Melhor Ator” e foi convidado para participar da Bienal do Livro no Rio de Janeiro.

O autor do texto, Vital Santos, já ganhou vários prêmios no Festival Nacional de Teatro com suas peças, e também o Molière, o Mambembe, o da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo e o Prêmio Governador do Estado do Rio de Janeiro com a peça "O Auto das Sete Luas de Barro", uma biografia do ceramista Mestre Vitalino. Parte de sua obra foi traduzida para o francês e espanhol. Vital Santos foi diretor do Teatro de Comédia do Paraná, do Projeto Pixinguinha (da Fundação Nacional de Arte – Funarte) e de shows dos cantores Alceu Valença, Elba Ramalho e Jackson do Pandeiro.