logo

Tabagismo: prefeitura prossegue com estratégias para ampliar atendimento

31/03/2014 15:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Capacitação dos profissionais ajudará a expandir o atendimento aos fumantes na serra macaense

A Prefeitura de Macaé prossegue com estratégias para a ampliação dos atendimentos aos fumantes no município, com o objetivo de reduzir a incidência de tabagismo, através de ações preventivas regulares. Dessa vez, a equipe da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo/Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Saúde da Família e Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas (Cepod), se reuniu, na última semana, com a equipe ESF/UBS do Sana para definir a ampliação dos atendimentos aos fumantes na região serrana.

- Com a capacitação que iremos fornecer aos profissionais da ESF/UBS do Sana, vamos descentralizar o atendimento aos tabagistas, beneficiando toda a região serrana de Macaé, destacou, na ocasião, o coordenador da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, Márcio Rocha.

No Sana, existem 574 famílias cadastradas, sendo 1.679 pessoas assistidas por uma equipe composta por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e sete agentes comunitários de Saúde. A iniciativa tem também como objetivo descentralizar o atendimento aos tabagistas e potencializar atividades preventivas em toda área, visando contribuir com o declínio da utilização do tabagismo na população.

Segundo a integrante da equipe de Coordenação da Estratégia Saúde da Família, enfermeira Miriam Benjamin, ter a possibilidade de acolhimento e tratamento no local onde residem, irá contribuir muito para os moradores do Sana que, por causa da distância, têm dificuldade de ir à sede do município para o atendimento no controle do Tabagismo.

De acordo com estimativa da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, em 2013, foram realizados 1.600 atendimentos aos tabagistas em Macaé. Possivelmente, esse número será ainda maior em 2014, tendo em vista a ampliação de locais e capacitação para profissionais no atendimento ao tabagista que facilitará esse projeto de ampliação.

- A Cepod vem, a partir dessa parceria, fortalecer a política municipal de prevenção ao uso de tabaco propiciando maior rede de assistência aos usuários,concluiu a coordenadora de Políticas sobre Drogas, Cláudia Magaldi.