logo

Tabagismo: seriedade e preocupação levam governo a intensificar

21/05/2013 15:21:00 - Jornalista: Equipe Secom

Na semana em que ações governamentais são incrementadas por conta do Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio -, a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Macaé coloca em pauta mais essa discussão, na intenção de chamar a atenção dos fumantes quanto aos malefícios ocasionados pelo vício. Pesquisadores americanos afirmam que mesmo com a brasa já apagada há algum tempo, ambientes podem ser impregnados por partículas com efeitos cancerígenos por até dois meses, batizados com a expressão inglesa “thirdhand smoke”, ou “fumo de terceira mão”, afetando, portanto, frequentadores de áreas onde um cigarro foi aceso e não apenas o fumante e o fumante passivo.

“O fumo de terceira mão insere num contexto já doente mais um personagem, que pode fatalmente seu um filho. Isso porque se seu filho vai à escola no carro em que você fuma o resto do dia, ele está mais exposto que aquela criança com pais que não gostam de tabaco”, esclarece o coordenador de Políticas sobre Drogas, Gleison Guimarães, acrescentando que, apesar do estudo ser recente - os primeiros trabalhos de referência começaram a ser publicados em 2009 -, o que se conseguiu provar até agora é que o risco existe. “Ainda não se sabe se o fumo passivo é mais ou menos perigoso que o efeito dos ambientes impregnados por nicotina, mas o risco é real”, afirma.

Nova vítima do tabagismo

A nova temática vem sendo abordada no ciclo de palestras e oficinas de simulação de tratamento que marcam a programação da Coordenadoria pelo Dia Mundial Sem Tabaco, iniciada na última semana e prosseguindo nos dias 22 e 23 de maio. As abordagens visam, além de esclarecimentos, capacitar agentes de mudança comportamental junto a fumantes. Os encontros dos dias 22 e 23 acontecerão no Paço Municipal, de 8 horas às 12 horas e de 13 horas às 17 horas.

O curso de capacitação com o tema “Abordagem Intensiva de Tabagistas que Desejam Parar de Fumar”, promovido pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas destina-se a profissionais de nível superior que atuam nos módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde.

A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Macaé funciona no Centro Administrativo Luiz Osório, antigo Hotel Ouro Negro, na avenida Presidente Sodré, 466. Mais informações pelo telefone (22) 2796-1138.