Foto: Juranir Badaró
A programação aconteceu na tarde desta terça-feira (14), no Clube Fluminense
A “Tarde de Integração da Terceira Idade”, ocorrida no Fluminense Futebol Clube, nesta terça-feira (14), reuniu mais de 100 idosos num ritmo alegre e contagiante, com apresentações de danças folclóricas. Com o tema “Dança Sênior”, o coordenador da Terceira Idade, Cláudio Souza, abriu a programação anunciando um convidado especial: o grupo Novidade, de Araruama, que apresentou uma corioterapia voltada para a melhor idade.
- A Tarde de Integração com a temática dança trabalha também a coordenação motora e a concentração. Convido aos que ainda não participam vir para conhecer o trabalho dos grupos da terceira idade -, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Andréa Meirelles, que participou juntamente com a subsecretária do Idoso, Catarina Sousa, e a presidente do Conselho do Idoso (Conim), Marilea Ramos.
O primeiro grupo a se apresentar foi o “Esplendor”, de Trapiche, que através de cantigas de roda, como “Eu fui ao Tororó” e “Ciranda, cirandinha”, homenageou as crianças. O grupo “Prosperidade”, da Barra, exibiu para a plateia o “Carimbó”, uma dança rítmica com rodeio sensual e típica do norte brasileiro. Já o grupo “Sol Nascente”, da Virgem Santa, num ritmo mais frenético, apresentou a “Dança do Cupido”. O grupo “Novidade” dividiu seu tempo em três momentos para ativar a corioterapia com os participantes. Após as apresentações, a banda da Terceira Idade fez um show com música popular brasileira.
- A Tarde de Integração promove a inserção dos idosos, reunindo os que frequentam os grupos existentes no município. É um importante evento da Semds que proporciona acesso à cultura e ao lazer aos munícipes idosos – garantiu a subsecretária, Catarina Sousa.
A sexagenária Regina Oliveira, do grupo Sol Nascente, disse, ao apresentar pela primeira vez a dança do cupido, que os participantes estavam um pouco acanhados, mas depois, com o apoio da plateia se soltaram. “O apoio de todos foi fundamental para que nós desenvolvêssemos nossa dança, pois no início estávamos um pouco tímidos, por se tratar de uma dança que mexe muito com o corpo. Foi ótimo. Com certeza a dança dá asas à nossa imaginação”, declarou.
A Tarde de Integração da Terceira Idade é promovida pela Coordenadoria da Terceira Idade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) e à Subsecretaria do Idoso e se repete todos os meses.Estiveram presentes mais de 10 grupos de Terceira Idade de Macaé, entre eles: Alvorecer (Miramar); Amor (Parque Aeroporto); Corações (Morro de São Jorge); Despertar (Centro); Esperança (Sana); Esplendor (Trapiche); Prosperidade (Barra); Renascer (Frade); Reviver (Ajuda); Serra Verde (Glicério); Sol Nascente (Virgem Santa) e Vivaidoso (Lagomar).