A Tarde de Integração da Melhor Idade desta terça-feira (04), uma parceria entre a Fundação Macaé de Cultura e a Coordenadoria de Grupos da Terceira Idade (Cetim), com o apoio do Costa Mil Supermercados, terá uma animada programação, a partir das 15h, no Teatro Municipal de Macaé, com entrada franca. Esta e a próxima edição do evento serão em homenagem aos dias Nacional do Idoso, 27 de setembro, e Internacional, 1º de outubro.
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal com o objetivo de provocar a reflexão sobre a situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2.025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi “o país dos jovens”, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que os governos e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
A Banda da Melhor Idade abrirá o evento que costuma lotar o teatro. Nesta tarde haverá apresentação do cantor René Magalhães, do poeta Leci Dias, de Ana Dias, José Alves, Laurita Reis, Beatriz Soares e do Grupo do Frade. Idosos da Região Serrana e de municípios circunvizinhos também prestigiam o encontro mensal no formato de programa de auditório.