Mais de 500 idosos devem lotar o Teatro Municipal, na terça-feira (06), em ocasião da Tarde de Integração da Melhor Idade. O evento, que começa às 15h e termina às 18h, terá como temas a Copa do Mundo e a Festa Junina. No palco haverá duas quadrilhas animando a festa com os grupos de terceira idade “Amor” e “Dance Comigo”. Segundo a organizadora do evento e coordenadora do Cerimonial da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Fátima Jorge, no município há 14 grupos. Dois foram criados recentemente: um em Córrego do Ouro e outro na Nova Holanda. Este último formado por esposas de pescadores.
Ela disse ainda que são cerca de duas mil pessoas, com idades acima de 60 anos, participando destes grupos em Macaé. Entretanto, também existem membros entre 50 e 59 anos. O objetivo da FMC, idealizadora destas tardes, é promover o resgate da cidadania do idoso, através da arte, música, dança, declamação de poesias, teatro e outras atividades culturais. Durante o evento, os talentos são expostos no palco do Teatro.
- A Fundação disponibiliza o Teatro para esta faixa etária trabalhar com a criatividade nestas tardes que acontecem mensalmente desde 2002, sendo para muitos a única opção de lazer -, destaca Fátima. Ela acrescenta que o programa Tarde de Integração da Melhor Idade atende também a idosos de cidades vizinhas como por exemplo, os componentes do grupo de dança de Carapebus, que irão se apresentar nesta edição. Além disso, vêm a Macaé visitantes de Quissamã, Barra de São João, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. No acontecimento, a cenografia retratará as cores do Brasil (verde e amarelo) devido ao campeonato mundial de futebol na Alemanha.
Programação do evento
Primeiro, se apresenta o Grupo Dance Comigo (quadrilha), em seguida membros do grupo Serra Verde (Glicério) cantam seu hino. Depois acontece apresentação de dança da terceira idade de Carapebus. Também consta no evento exibição de dança, numa performance de Rizete Medeiros
O grupo Alvorecer, através do grupo Ninho do Sabiá, que tem apresentado músicas homenageando compositores famosos como Benedito Lacerda, Roberto Carlos, Lamartine Babo e outros, homenageará um compositor, que só será conhecido no dia. O seresteiro Paulo Beda, com seu violão, levará emoção ao público presente, que ao final assistirá à quadrilha do grupo Amor do Parque Aeroporto.