logo

Tarde de reflexão marca festejo do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

06/12/2007 18:24:06 - Jornalista: Equipe Secom

“Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”. Desta maneira o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Hildemar Miranda, enfatizou o trabalho que a Prefeitura de Macaé realiza para garantir respeito e cumprimento aos direitos da pessoa com deficiência, destacando ainda a atuação de muitas pessoas nesta causa. Numa iniciativa do Conselho, aconteceu na tarde desta quinta-feira (06) a comemoração do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, no auditório do Paço Municipal, concentrando representantes de instituições de Macaé que cuidam da pessoa com deficiência.

O Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, órgão vinculado a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), realiza anualmente evento de reflexão por ocasião do dia 9 de dezembro, data que o então vereador Antônio Drumond Sorage designou como o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. Este ano, a comemoração aconteceu no dia 6 numa solenidade marcada pela emoção e por muitos momentos de reflexão quanto ao ser humano em sua essência.

Com frases fortes como “Ser diferente é ser normal”, o encontro reuniu autoridades do Executivo e do Legislativo. Compondo a mesa estiveram o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira, representando o prefeito Riverton Mussi; a vereadora Marilena Garcia; o presidente do Conselho, Hildemar Miranda e a assessora especial do Conselho, Marli Reis, que destacou a importância da reflexão sobre a pessoa com deficiência. Ela enfatizou os bons resultados obtidos pelo Conselho e pelo Fundo Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência no atendimento a demandas desta parcela da população, reconhecendo que mudanças estão ocorrendo na certeza de que também trarão bom saldo.

Hildemar salientou a atuação da Prefeitura de Macaé junto à pessoa com deficiência, mencionando as recentes mudanças estruturais ocorridas em virtude da reforma administrativa. “A Prefeitura de Macaé tem feito mudanças e, apesar do muito que é feito, queremos cada vez mais”, disse. Segundo ele, é evidente a preocupação do prefeito Riverton Mussi, fato que pode ser verificado pela quantidade e pela qualidade das ações realizadas.

O secretário Jorjão Siqueira destacou o momento histórico em que se verifica a luta de segmentos sociais pelos seus direitos de inclusão na sociedade. Falou da mulher, do idoso, dos carentes e, sobretudo, dos portadores de deficiência que, em Macaé, são resguardados pela Lei nº 2.663/2005, sancionada pelo prefeito Riverton Mussi em atendimento a solicitação a Hildemar Miranda. Esta lei define competências dos órgãos e entidades públicas, visando conceder as mesmas oportunidades que os demais cidadãos têm, de desfrutar, igualmente, de melhores condições de vida resultantes do desenvolvimento econômico e social.

Jorjão Siqueira, além de falar das ações assistenciais realizadas pelo poder público municipal, convidou os presentes para uma reflexão mais profunda, propondo uma mudança de postura. E disse: “Cada um de nós, mesmo que intimamente, já teve um pensamento de lamento ao avistarmos um portador de deficiência, seja ela qual for. Admitamos. E é esse ponto que avalio como crucial para mudança.” Ainda, segundo Jorjão Siqueira, é preciso empenho de todos para a construção de uma sociedade inclusiva.

A vereadora Marilena Garcia falou emocionada sofre o ser humano, destacando três pessoas que estavam no evento: Marcos Passos, da Associação Macaense de Apoio ao Cego; Ivan Drumond, ex-vereador; e Hildemar Miranda, do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência. Para Marilena, eles representam superação e coragem por terem feito de sua dor, de sua deficiência, a vitória de poder ajudar a tantas pessoas com igual ou pior dificuldade.

Um grupo de alunos da Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada) apresentou número de dança, levando todo o público a participar. Encerrando a programação, Dr. Drumond fez uma oração de agradecimento e reconhecimento ao trabalho que realizado por pessoas que, segundo ele, são especiais aos olhos de Deus, por dedicarem suas vidas ao próximo.