logo

Taxistas devem fazer a verificação dos taxímetros nos dias 1º e 2 de julho

26/06/2013 10:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Os proprietários de táxi devem retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, pela Internet

Todos os taxímetros instalados nos veículos que prestam o serviço de táxi no município devem ser verificados de acordo com a legislação e dentro do prazo estabelecido para a verificação nos próximos dias 1º e 2 de julho, respectivamente, segunda e terça-feira. Os proprietários de táxi devem retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, pela Internet, no site www.ipem.rj.gov.br, das 9h às 17h, e no dia da verificação até 14h.

Os serviços serão executados após agendamento para a colocação no para-brisa do selo de vistoriado 2013. Os documentos necessários são o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2012 ou 2013, certificado do Ipem-RJ do exercício de 2012 ou 2013, Certificado de Segurança Veicular (CSV) para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) dentro da validade, mais o comprovante de pagamento da taxa.

Os proprietários de veículos cujos taxímetros já foram verificados neste exercício de 2013 não precisam efetuar pagamento de outra taxa, entretanto, deverão comparecer à sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rodovia RJ 168, Km 4, no Bairro Virgem Santa, em frente ao Fórum da cidade e ao lado do Hospital Público Municipal (HPM). O atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que os veículos cujos taxímetros não foram verificados no exercício de 2012 estarão sujeitos ao pagamento de multa por falta de verificação. A exigência é do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

O permissionário do serviço que não puder efetuar a verificação do taxímetro do veículo no dia determinado deverá requerer nova data para a vistoria, porém, respeitando o prazo estabelecido no calendário de verificação, no endereço citado para realização da mesma. O pedido de prorrogação de prazo não autoriza o permissionário a prestar o serviço, ou seja, levar passageiro sem a devida verificação do taxímetro. 


Fotos Relacionadas