Foto: Moisés Bruno
Macaé é polo do projeto na região
Faltando pouco mais de um mês para ser encerrado no polo de Macaé, o projeto TCE-Escola Itinerante é considerado um sucesso. A programação desenvolvida em parceria entre o Governo Municipal e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) bateu recorde de participantes e abriu mais uma turma para o módulo “Procedimentos Prévios aos Contratos Administrativos: Licitação Pública”. Macaé é polo do projeto na região.
Além de capacitar os servidores públicos, o projeto tem a finalidade de destacar os principais temas que norteiam a Administração Pública, além de facilitar o acesso dos funcionários ao curso gratuito ministrado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
O curso, que segue até a próxima quinta-feira (9) na Cidade Universitária, envolve servidores que atuam na Prefeitura de Macaé e em outros municípios como Iguaba, Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Trajano de Moraes e Maricá. O módulo prosseguirá entre os
dias 13 a 16, para atender 54 participantes, quando também acontece o curso “Contratos Administrativos”.
A participante Fabricía Gomes destaca que o curso é fundamental para a atuação profissional na Prefeitura de Macaé. “A atualização dos funcionários é muito importante, o módulo vai contribuir para atendermos com excelência as novas jurisprudências e entendimentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio”, disse.
O projeto TCE-Escola Itinerante encerra no dia 12 de junho. Os próximos módulos que serão ministrados são: Contratos Administrativos e Lei de Responsabilidade Fiscal com ênfase em Orçamento Público. Também haverá a palestra “Prestação de Contas e Responsabilidade Fiscal”, que será ministrada pelo analista Sérgio Sacramento. No encerramento dos cursos, após a palestra, os participantes receberão certificado.
O polo Macaé envolve 50 alunos em sete turmas. Segundo o coordenador dos cursos do TCE-RJ, João Paulo Lourenço, Macaé foi muito receptiva no projeto TCE- Escola Itinerante. “Estamos alcançando bons resultados. Este curso está sendo um sucesso e bateu recorde de demanda”, ressalta.
Lourenço explica que o TCE vai até os servidores municipais porque entende a dificuldade de logística das prefeituras para levar os funcionários até a sede da ECG, em Niterói. As aulas do TCE Escola Itinerante são ministradas por professores do próprio tribunal. “Ficamos felizes com a estrutura e logística oferecidas pelo polo de Macaé”, destaca.
O curso é promovido na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que fica na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.