O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) liberou para 15 de julho próximo a licitação para as empresas de ônibus interessadas na exploração das 49 linhas do município. Vans credenciadas pela prefeitura farão a integração do transporte urbano com os ônibus nos terminais rodoviários.
Segundo o secretário de Transportes, Fernando Magalhães, a prefeitura dispõe de um cronograma de ações, que foi interrompido com a suspensão da licitação em maio. A partir da nova data, com a definição dos concessionários, a prefeitura reinicia as ações para resolução, em definitivo, do caos gerado pelo transporte deficiente na cidade. Magalhães também garante que a Secretaria vai fiscalizar o serviço concedido.
- Problemas como a longa espera nos pontos, ônibus em mau estado de conservação e sujos não afetarão mais a população. A administração municipal entende que o morador de Macaé merece o melhor, e o transporte eficiente faz parte da qualidade de vida. As empresas terão de colocar ônibus novos, com ar condicionado, limpos e que passem pelos pontos de 10 em 10 minutos, seja qual for o trajeto. Isso representa conforto para a população, para os estudantes que trabalham e, em especial, para os trabalhadores do Parque dos Tubos e do futuro Pólo Industrial, uma das metas do governo, a ser implantado em breve.
Fernando Magalhães lembra que com o novo sistema viário o passageiro pagará apenas uma passagem, seja qual for o seu destino, desde que não saia do terminal rodoviário. As vans credenciadas pela Prefeitura circularão pelas ruas dos bairros, fazendo o transporte gratuito dos usuários até o terminal. Fernando observa que uma das principais metas de sua Secretaria é oferecer todas as condições de conforto e praticidade, que possibilitem aos proprietários deixar seus carros em casa, de segunda a sexta-feira, diminuindo o fluxo de veículos na cidade.