Foto: Divulgação
No espetáculo, os professores passam por uma sessão de análise em um manicômio
‘Relatos de Professores’, peça em cartaz no Teatro Municipal de Macaé (TMM) neste fim de semana, fala da dificuldade de professores nas salas de aula, onde alguns são levados à loucura. Por meio da tragicomédia, o espetáculo mostra a relação entre teoria, com suas belas explanações, e a prática, com suas realidades. “Mesmo levando a plateia ao riso permanente, a proposta de ‘Relatos de Professores’ é de provocar uma forte reflexão sobre as dificuldades do ato da docência nesse país de educação precária”, comenta o diretor José Sineiro. Na sexta (15) e no sábado (16), o espetáculo começa às 20h. O valor do ingresso é de R$ 30 (inteira), e antecipado, até um dia antes do evento, custa R$ 15.
– “Relatos de Professores" é um texto pertinente para o mercado em que vivemos de caos educacional. Esta peça não é sobre professores “à beira de um ataque de nervos”, mas sobre pessoas num mundo em colapso, a cada dia mais esquizofrênico e psicótico. É sobre muitos de nossos fantasmas, pois quem nunca viveu a realidade de uma sala de aula, seja como professor ou aluno? – indaga o autor da peça, Adriano Moura.
Sinopse - Quatro professores recolhidos em manicômio vão à sala de psiquiatria, onde passam por uma sessão de análise investigativa, da qual são tiradas conclusões sobre responsabilidades em delitos cometidos em suas atividades profissionais. Embora os elementos sejam trágicos, os fatos narrados provocam no público muitos risos e gargalhadas, levando toda a plateia ao êxtase.