Teatro Municipal de Macaé completa um ano de reabertura

14/05/2015 17:51:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Equipe Secom

Neste período, o espaço recebeu 135 espetáculos

Um ano atrás, no dia 16 de maio, o Teatro Municipal de Macaé, após seis anos de portas fechadas, foi reaberto, oficialmente, para alegria do público macaense, com as normas de segurança cem por cento atendidas. Responsável pela gestão do Teatro, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) marcou a importante data com o espetáculo sensorial “Tempo de Mar”, um misto de diferentes linguagens e expressões artísticas que juntou no mesmo palco Nathalia Thimberg, Du Moscovis, Zélia Duncan, Andre Dhamer (cartunista), Letuce (cantora lírica) e Carolina Bianchi (bailarina). Em um ano, o teatro apresentou 135 espetáculos, dos quais 100 foram gratuitos e vistos por um público total 31.270 pessoas neste período.

– O Teatro reaberto devolveu o orgulho e a autoestima da classe artística macaense e toda sociedade que desejava vivenciar esse importante equipamento em atividade. Tivemos a preocupação de ocupar o palco exclusivamente com apresentações culturais, sendo que mais de cem espetáculos foram gratuitos, cumprindo a meta de democratização do acesso à cultura. Grandes nomes do cenário artístico nacional e local passaram pelo local neste período e nos orgulhamos quando vemos a plateia formada! Futuramente, a realização do Festival da Canção (29 e 30 de maio) vai deixar um belo legado para a cidade – disse Juliano Fonseca, presidente da FMC.

A agenda anual do Teatro Municipal de Macaé teve prosseguimento com a realização do Festival Viva Teatro, da FMC, um evento gratuito que trouxe para Macaé o Rola Teatro, o Projeto Cultura das Artes, shows musicais, mostras de esquetes e de Ciência e Tecnologia, oficinas de dramaturgia e de pintura. A programação foi iniciada dia 23 de maio com o Festival Rola Teatro, promovido pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ).

O conceito de diversificação cultural, norteador do Viva Cultura, se reafirmou no mês de junho com uma agenda especial. O Teatro Municipal de Macaé foi iluminado com a vinda de Tony Garrido, Danilo Caymmi e Estela Caymmi para apresentar as “Atividades de pensamento”; quadro de debates que fala sobre artes, leitura e humanidades, com direito a palhinhas de música. Também participou deste quadro o ator Milton Gonçalves, conduzindo um debate sobre Memória e Identidade Cultural. O encerramento do Viva Teatro contou também com a exibição do animado espetáculo infantil de Bia Bedran. O Festival trouxe ainda para os macaenses e visitantes a oportunidade de assistir, gratuitamente, aos shows de Adriana Calcanhoto, Luiz melodia e João Bosco, confortavelmente acomodados.

Outro destaque da programação pós a reabertura, foi o espetáculo “Causos de Rio – Cantos de Mar – Histórias de Macaé”, que estreou no TMM no início de setembro e foi aplaudido por todos os alunos da rede municipal de ensino. A peça conta a história do município desde sua fundação, em 1813, trazendo à cena os ciclos de desenvolvimento econômico até os dias atuais com a exploração do petróleo. Foram mais de 30 apresentações, de duas sessões diárias, com intervalos nos fins de semana.

Entre os espetáculos que marcaram o ano de 2015, a Fundação Macaé de Cultura destaca a encenação da leitura de textos bíblicos, intitulada “Vida Eterna”, para relembrar a passagem do calvário e ressurreição de Cristo. Foram quatro sessões no total. Esta encenação teve participação de aproximadamente 50 profissionais da cidade, entre atores e equipe técnica.

As próximas apresentações, agendadas para este mês de maio trazem para o Teatro Municipal de Macaé, o 1º Workshop de Percussão Afro Brasileira, no dia 23, das 9h às 16h. O evento é produzido pelo Núcleo de Resgate da Cultura Macaense Reis. À noite, nesta mesma data, das 18h às 22h, haverá a entrega do Prêmio "Você faz a diferença", que vai homenagear mulheres negras que se destacaram em 2014, com show de abertura de percussão afro-brasileira e presença de autoridades da cidade e lideranças no estado.

O teatro recebe o público no dia 27, das 16h às 19h, para a apresentação do documentário "Pernamcubano", com direção de Nilton Pereira. E nos dias 29 e 30, o Festival da Canção Som da Vez, que está com inscrições abertas até o dia 22 pelo site macaecultura.com.br.


Fotos Relacionadas