logo

Técnicos da prefeitura acompanham colheita de feijão

05/08/2013 16:28:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

No assentamento Celso Daniel são 40 produtores beneficiados em 450 mil metros quadrados de plantação

Técnicos da prefeitura acompanharam na manhã desta segunda-feira (5) a primeira colheita de feijão de produtores do assentamento Celso Daniel. A previsão é de que sejam colhidos 700 quilos de feijão até o final do mês de agosto, quando será concluído o trabalho. A ação é coordenada pela secretaria de Agroeconomia.

De acordo com informações do secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcelos, o feijão é uma cultura cujo ciclo leva em torno de 90 dias. Ele informou ainda que no assentamento Celso Daniel são 40 produtores beneficiados, em 450 mil metros quadrados de plantação. Já no assentamento de Bendizia, são 16 famílias, em 125 mil metros quadrados.

- A secretaria entra com todo o preparo do solo, análise, correção, aragem, gradagem e adubos, além do maquinário. As famílias ficam responsáveis pela manutenção da colheita, acompanhamento para verificar a existência de pragas e, caso isso ocorra, deverá ser comunicado imediatamente aos técnicos. A nossa intenção é que o feijão seja utilizado em breve na merenda escolar - explicou.

Esta foi a primeira colheita e segundo informações do secretário, o município é um dos maiores produtores de feijão do estado. Além desse projeto, a secretaria tem incentivado também a cultura da subsistência, ou seja, os alimentos são produzidos para serem consumidos pelas próprias famílias.

- Ao todo são 147 hectares no assentamento Celso Daniel, onde as famílias plantam abóbora, milho, aipim, hortaliças em geral e feijão de corda. Nós damos todo o apoio técnico e fornecemos as mudas que são produzidas no horto municipal, o que garante uma melhora na produtividade e qualidade na genética - destacou o secretário.

Produtores elogiam parceria

Para os produtores rurais do assentamento Celso Daniel - Gleba Maria Amália, a parceria entre a prefeitura e as famílias do local veio em boa hora. O produtor rural Maurício José Pinheiro conta que produz no assentamento há três anos e, pela primeira vez viu uma parceria como essa.

- Nós tivemos todo o apoio da secretaria e já estamos colhendo o feijão - conta.

Outro produtor que comemorou a parceria foi Darli de Oliveira, que já está colhendo bons resultados com o plantio. 

- Estou comercializando o meu produto em estabelecimentos e também a granel. Tive a oportunidade de participar junto com os técnicos da secretaria de todo o planejamento, para selecionar quais seriam os produtores que teriam o perfil para plantar o feijão. É a parceria que faz funcionar – observou.

Para a produtora Tânia Falcão, que vive no assentamento Celso Daniel há sete anos, a ajuda da batedeira de cereais fornecida pela secretaria de Agroeconomia economizou bastante tempo.

- Se tivéssemos que fazer o trabalho manual iria demorar muito. A parceria está dando certo e eles ajudam no que for necessário. Pretendemos fornecer o feijão para a merenda escolar e estamos realizando a colheita há duas semanas - disse.

O produtor Carlos Renato Silva, que mora no assentamento Celso Daniel há dez anos, também está feliz com a parceria, pois, segundo ele, a prefeitura possibilitou o fortalecimento da agricultura familiar, dando inclusive o suporte necessário para que ocorresse o projeto.

- Não basta só arar a terra. O trabalho tem que ter continuidade e o projeto nas minhas terras 

deu bons resultados. Já consegui colher 11 sacas de feijão com 50 quilos cada um. Os técnicos chegaram no momento certo ao assentamento, pois as condições climáticas também foram favoráveis para o sucesso da colheita - pontuou.

Os técnicos da secretaria de Agroeconomia realizarão visitas ao assentamento Celso Daniel e Bendizia diariamente durante este mês. Estima-se que até o final de agosto o trabalho de colheita de feijão esteja concluído.