logo

Técnicos da prefeitura começam a ser treinados para Gestão de Convênios

11/12/2009 14:04:45 - Jornalista: Simone Noronha

Melhorar o sistema de gestão de convênios, e consequentemente, a arrecadação de recursos federais e estaduais. Este é o principal objetivo dos treinamentos que estão sendo feitos com 35 gerentes de projetos da prefeitura de Macaé, através da Câmara Permanente de Gestão e do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM).

O cargo de gerente de projetos – que não é remunerado – foi criado por decreto do prefeito Riverton Mussi. O grupo foi escolhido por seu perfil de liderança pelas secretarias e instituições do município para fazer a rede de gerenciamento de convênios do Escritório Permanente de Gestão (EPG), que tem parceria com o Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam).

De acordo com o coordenador do EPG, Hermeto Didonet, esta semana, 16 gerentes já participaram dos treinamentos de capacitação do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), sistema on line do Ministério de Planejamento. A partir de janeiro, este sistema será obrigatório para o monitoramento dos convênios dos municípios com o Governo Federal. Pelo Sincov, os gerentes vão poder fazer o acompanhamento direto dos convênios de suas secretarias.

De acordo com Hermeto, os trabalhos já estão dando os primeiros frutos. O EPG fez uma triagem e já informou aos gerentes novas oportunidades de convênios que poderão ser feitos até o próximo dia 31. “Três órgãos municipais já estão cadastrando seus projetos – o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e as secretarias de Trabalho e Renda e Desenvolvimento Econômico”, disse o coordenador.

Ainda este mês, os gerentes também vão participar de treinamento para a elaboração de projetos.

- Nossa idéia é fazer com que cada secretaria se capacite dentro de sua realidade, entendendo a fundo o processo e o sistema. Isso vai ser útil tanto para a prefeitura não ficar inadimplente com os convênios e nem perder prazos, como também vai ajudar a captar para Macaé recursos para projetos em parceria com os governos Estadual e Federal, explicou Hermeto Didonet.