logo

Técnicos de Furnas apresentam novo empreendimento em reunião do Sanapa

15/08/2008 18:41:19 - Jornalista: Liliane Barboza

Técnicos de Furnas participaram da reunião do Conselho Gestor do Sanapa, na manhã de quinta-feira (14), no distrito do Sana, na sede do Macaé Facilita, para mostrar como será o novo empreendimento da estatal. De acordo com o responsável pela área de transmissão, Jorge Luiz da Silva, a nova linha de transmissão terá 138 KV de potência e 116 quilômetros de extensão, do Rio Paraíba do Sul, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais a Rocha Leão.

O objetivo principal foi mostrar que a obra não prejudicará a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana e outras áreas de preservação ambiental.

Durante a reunião o funcionário de Furnas Jorge Luiz apresentou as atividades da empresa.

- A construção dessa nova linha de transmissão segue a orientação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem como finalidade principal, aumentar a confiabilidade do sistema de transmissão de energia na Região Sudeste, em épocas de elevado consumo, evitando sobrecarga nas linhas de transmissões existentes, explicou.

O técnico acrescentou ainda que as obras só terão início após a obtenção de todas as licenças ambientais. Segundo ele, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) já foi encaminhado para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

De acordo com Jorge Luiz, o novo empreendimento de Furnas vai gerar 850 empregos diretos. Sendo 380 vagas para especialistas em linha de transmissão e 470 para não especialistas.

- A nossa intenção também com essa reunião, é mostrar que haverá o mínimo de supressão de vegetação, acrescentou.

O secretário Executivo de Meio Ambiente (Sema), Márcio Galardo e a coordenadora de Unidades de Conservação da Sema, Érica Steagall, estiveram presentes na reunião. De acordo com o secretário, a apresentação da empresa foi de grande importância.

- Tivemos a oportunidade de tirar algumas dúvidas. Essa preocupação que a empresa tem com a região representa que a APA do Sana é um importante ecossistema e merece todo respeito, ressaltou.

O empreendimento da estatal é a construção da usina de Simplício, no Rio Paraíba do Sul, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Maior hidrelétrica em construção hoje na região Sudeste, Simplício terá capacidade instalada de 333,7 megawatts (MW) quando estiver totalmente concluída. A previsão de Furnas é de executar mais da metade da obra até o final deste ano.


Rede de esgoto no Sana


Outro assunto debatido na reunião do Conselho Gestor do Sanapa, foi sobre a instalação de redes de esgoto no distrito. Segundo informações do técnico da Empresa Pública Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), Carlos Renato Mariano, o trabalho de levantamento teve início nesta quarta-feira (13).

- A Emhusa está realizando o levantamento do cadastro das residências e estabelecimentos comercias, para identificar os que estão e os que não estão ligados a rede de esgoto do distrito. O segundo objetivo é saber quais dessas residências e comércios estão localizados abaixo do nível da rede de esgoto do Sana para a instalação de fossas filtro ou recuperação das mesmas em parceria com a Emhusa. A estação de tratamento de esgoto trabalhará com mais eficiência quando todos tiverem com suas instalações de rede de esgoto funcionando, comentou.

A Emhusa está realizando também análises periódicas para comprovar o pleno funcionamento da ETE do Sana, bem como da análise complementar para verificar as condições de balneabilidade do Rio Sana onde é descartado o efluente da estação. De acordo com Carlos Renato, as informações sobre a balneabilidade do rio e os sistemas operados pela Emhusa podem ser acessados pelo site: www.macae.rj.gov.br, no link da Emhusa.