Os técnicos do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), João Carlos Sant’Anna e Marcelo Machado, participaram do primeiro Encontro Tecnológico de Petróleo e Gás, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e Petrobras. O evento foi realizado na terça-feira, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).
O principal objetivo foi discutir a disseminação de uma cultura da qualidade, melhoria dos processos, Metrologia e Certificação ISO 9000 e 2000. As palestras foram ministradas por técnicos do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e do IMMT.
O gerente técnico do IMMT, João Carlos Sant’Anna fez uma explanação, através de painel, mostrando as atividades desenvolvidas pelo órgão no município e na região. Falou sobre a ciência Metrologia e sua importância no dia a dia das pessoas. O resultado de uma medição, segundo ele, é uma estimativa do valor do objeto da medição. “Do ponto de vista técnico, quando realizamos uma medição esperamos que ela tenha uma exatidão, ou seja, ser mais próxima do valor verdadeiro, apresentando características de repetitividade e reprodutibilidade”, explicou.
Já na apresentação sobre Medição Dimensional, Sant’Anna citou que desde a Antigüidade, o homem sempre sentiu necessidade de medir, fosse para definir seu espaço, o objeto que teceu, o bloco de pedra que talhou ou ainda a mercadoria que estivesse sendo transacionada. “Com a evolução dos tempos, as medições passaram a ser definidas pelas unidades de medidas e essas foram padronizadas para tornar viável as transações comerciais entre países”, declarou.
João Carlos Sant’Anna falou, também, sobre as atuais terminologias aplicadas na área de calibração de instrumentos e da necessidade desses instrumentos estarem rastreados a padrões internacionais. “A palestra despertou a atenção dos empesários que participaram ativamente com perguntas interessantes”, disse ele.
O encontro foi aberto para qualquer pessoa, independente delas trabalharem em empresas offshore ou não, mas, que estivessem inseridas na cadeia produtiva de petróleo e gás. Para o gerente regional Norte Fluminense do Sebrae, Gilberto Soares, foi a primeira vez que esse encontro se realizou na cidade. O evento faz parte do projeto do Arranjo Produtivo Local (APL) de petróleo e gás. “Pretendemos realizar pelo menos dez encontros até dezembro de 2007 em Macaé”, informou.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o evento foi muito importante pela oportunidade da troca de informações. “Nesse evento, o foco principal foi à abertura do mercado de trabalho na região. Buscamos apoios junto às empresas para que todos possam encontrar soluções que sejam aplicadas em nosso município”, concluiu.