Das 110 escolas da rede municipal de ensino de Macaé, 60 vão começar o próximo ano letivo funcionado em período integral. A prefeitura decidiu antecipar a determinação do Ministério das Educação, e desde o segundo semestre deste ano está implantando, gradativamente, o sistema nas escolas da rede. Na zona urbana, serão 41 escolas funcionando o dia todo. As escolas em tempo integral também estão sendo implantadas na região serrana, onde 19 das 29 unidades vão funcionar no novo sistema.
A proposta do ensino em período integral segue o que determina o Ministério da Educação. As escolas oferecem alimentação completa – café da manhã, almoço e lanche. A secretária interina de Educação, Gelda Rodrigues, explica que o sistema não é obrigatório.
Para quem já é aluno da rede, na hora da renovação da matrícula nas escolas onde será implantado o sistema, os pais puderam optar entre os horários parcial ou integral. O mesmo será feito na matrícula dos alunos novos. “A mesma escola funciona em tempo integral ou parcial, já que em um período os alunos têm a aula normal. No outro é que são realizadas as demais atividades”, explicou a secretária.
Na próxima semana, uma equipe da Secretaria de Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no Rio de Janeiro, do I Seminário Nacional Educação em Tempo Integral. A partir deste seminário, a equipe vai padronizar as atividades oferecidas nas escolas, que incluem atividades como oficinas de Informática, Artes, Música, Dança e Recreação, além de Sala de Leitura, Sala de Jogos, Brinquedoteca, e Oficina Pedagógica , que funciona também com aulas de reforço.