Foto: Marli Simas
Durante o evento o prefeito Ríverton anunciou que a terceira idade ganhará o Hospital do Idoso
Sorteio de brindes, música, dança, além do show do cantor Liam, promoveram a alegria dos componentes dos 22 grupos da Terceira Idade de Macaé na noite de quinta-feira (6), no centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. A festa foi em comemoração ao Dia das Mães.
As homenageadas da noite, representando todas as mães, foram: à presidente dos grupos, Margarida Mussi Ramos e a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, que receberam das mãos de seus respectivos filhos, buquês de rosas, com direito a abraços e beijos. Foram homenageadas ainda, as mães mais idosas e as com maior número de filhos.
A emoção tomou conta da festa na hora que os filhos da presidente Margarida, subiram ao palco. A primeira homenagem partiu da secretária de Administração Carla Mussi, seguida do filho Adrian Mussi e, por fim, o prefeito Ríverton Mussi. Neste momento Margarida Mussi não conteve a emoção, chegando às lágrimas. “Estou muito feliz e emocionada. Estou aqui recebendo essas homenagens em nome de todas as mães dos grupos da terceira idade do município”, disse Margarida.
A secretária Sheila também se surpreendeu com a chegada do marido, presidente da Câmara de Macaé, Paulo Antunes. “Está sendo muito gratificante esta homenagem. Estou radiante em saber que a festa em comemoração ao Dia das Mães já faz parte do calendário de eventos da terceira idade e a Cultura está sempre pronta para participar ativamente dos eventos da terceira idade. É uma parceria que vem dando certo em todas as festas”, concluiu.
Aproveitando a oportunidade, o prefeito Ríverton anunciou a inauguração do Hospital Infantil, que aconteceu no sábado (8) e disse que, o espaço que era utilizado pelo Pronto Socorro Infantil, no Hospital de Madre Teresa de Calcutá, será reformado e, no local funcionará o Hospital do Idoso.
Brindes distribuídos
Dentre a distribuição de brindes, teve uma geladeira que foi presenteada à senhora Juracy Araújo, (92), do grupo Esperança do Sana, a mãe mais idosa que recebeu o prêmio das mãos do prefeito Ríverton Mussi, seguida de Otelina Batista, (91), do grupo Vivendo de Serra da Cruz, que ganhou um fogão. A mãe com maior quantidade de filhos foi a Anízia Pessanha Gomes, do grupo União do Córrego do Ouro, com 24 filhos, sendo 21 vivos, recebeu também das mãos do prefeito uma TV a cores, seguida de Almezinda, do grupo Feliz Idade do Botafogo, com 16 filhos, que recebeu de presente um DVD.
Antes de o cantor Liam esquentar o salão, a coordenadora geral, Luciana Alvarenga, explicou aos presentes como funciona a nova administração da Terceira Idade. “Desde a administração do prefeito Ríverton Mussi, 12 grupos de terceira foram inaugurados e, em breve, a Praia Campista também será agraciada com a fundação de um grupo. Apesar do objetivo da terceira idade ser promover alegria e satisfação aos idosos, estamos também nos movimentando em prestar assistência a todos os componentes. Para isso, as fisioterapeutas Marly e Marlene Reis, são as responsáveis em dar total assistência no que tange à saúde de nossos idosos, ajudando, em parceria com secretaria de Saúde, na marcação de exames, entre outros serviços. Queremos que os idosos dos grupos vivam com dignidade”, finalizou.
Dia das Mães
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.