Em um clima de comemoração e paz, grande parte dos integrantes dos 18 grupos da terceira idade de Macaé, tanto dos bairros centrais quanto da região serrana, se reuniram nesta quarta-feira (13) para a festa de confraternização de final de ano, em Glicério. O prefeito Riverton Mussi, que é patrono de honra da terceira idade, participou da festa acompanhado da primeira-dama Márcia Moraes e da presidente da Coordenadoria da Terceira Idade, Margarida Mussi.
- Hoje é um dia de comemorar todas as conquistas alcançadas em 2006, como a grande participação dos integrantes nas atividades do grupo e a ampliação do número de grupos e participantes – comentou Margarida. Ela explicou que Macaé possui 18 grupos da terceira idade nos bairros Ajuda de Baixo, Aeroporto, Fronteira, Barra (dois núcleos), Botafogo, Centro, Visconde/Miramar, Barreto, Lagomar, Frade, Glicério, Areia Branca, Bicuda, Sana, Trapiche, Aroeira e Nova Holanda.
De acordo com a presidente da coordenadoria, diversas atividades foram promovidas pelos grupos durante o ano, como aulas de dança, ginástica, balé, oficinas de artesanato, atividades esportivas, além dos bailes dominicais no Grupo Amanhecer. “Temos atividades esportivas, de lazer e cultura”, destacou.
A primeira-dama Márcia Moraes, que divide seu tempo entre a presidência do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) e o suporte voluntário às atividades da terceira idade, ressaltou que tem um carinho especial pelos integrantes dos grupos pela importância que a terceira idade representa para a sociedade. “É ótimo poder estar aqui. O importante não é a idade cronológica, é a psicológica”, comparou.
O prefeito Riverton Mussi destacou que a terceira idade macaense tem um espaço importante nas políticas públicas da administração municipal. “Temos muita atenção com a terceira idade em Macaé. Eles serão beneficiados com a retomada das obras do Centro de Convivência do Idoso e com a escola de informática específica para a faixa etária”, detalhou o prefeito, ressaltando que o governo trabalha em conjunto com o conselho e o fundo municipal do idoso.
Já a coordenadora geral dos grupos da terceira idade, Wailza Motta, pontuou que o trabalho cresce a cada período, ganhando maior credibilidade. “Éramos seis grupos, hoje somos 18 e sempre estamos crescendo”, disse.