logo

Terceira Idade tem cinema especial nesta terça

05/02/2007 17:27:01 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Fundação Macaé de Cultura interrompe o intervalo de férias do programa de auditório Tarde de Integração da Terceira Idade, convidando este animado público para uma sessão especial de cinema. O filme em cartaz é Helena Meirelles – A dama da viola, que nesta terça-feira será apresentado aos grupos da terceira idade de Macaé e região no Teatro Municipal, às 15h, integrando a programação do Cine Fest Verão 2007, realizado pela prefeitura de Macaé.

A animação dirigida aos grupos da terceira idade, nas primeiras terças-feiras do mês, estreou em 2002. “Para muitas pessoas, as tardes de integração são a única opção de lazer. Nesses dias, a ocupação do teatro é de 100%. Os grupos da terceira formam um público fiel que sempre participa e aplaude os espetáculos de nossa programação”, diz a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi. O programa retorna ao teatro Municipal no dia 6 de março, data em que comemora cinco anos de sucesso.
Com participação especial do ator Rubens de Falco, o filme registra a vida da instrumentista Helena Meirelles, ganhadora do prêmio Spot Ligth Artist da revista norte-americana Guitar Player (com voto do guitarrista Eric Clapton), em 1993, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e 12 cordas.
A protagonista do documentário foi incluída entre as 100 palhetas do século. Só então gravou seu primeiro disco. Violeira do Pantanal, talento original do Brasil, ela passou boa parte da vida tocando em cabarés, em Mato Grosso. Além disso, foi lavadeira e benzedeira. Helena Meirelles faleceu vítima de parada cardiorespiratória aos 81 anos, e deixou onze filhos.
Nascida em 13 de agosto de 1924, em Campo Grande (MS), a violeira, cantora e compositora brasileira, foi reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora da denominada viola caipira. Sua música é vista por seus conterrâneos como expressão das raízes e da cultura da região. A primeira apresentação profissional em um teatro foi aos 67 anos, o que rendeu em seguida a gravação de dois CDs.
Álbuns: Helena Meirelles (1996), Raiz pantaneira (1997), Helena Meirelles ao vivo (2002), De volta volta ao Pantanal (2003), Os bambas da viola (2004).