Formar novos leitores. Este é o grande desafio da I Ciranda Literária de Macaé, que acontece de 18 a 22 de novembro, numa co-realização da Fundação Macaé de Cultura e as escritoras Simone Mota e Glaucia Pinheiro. O evento se desenvolve em cinco lugares: em frente ao Hotel Blue Tree Tower, tenda montada no calçadão da Praia do Pecado, Auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), Galeria Café com Arte e no Solar dos Mellos – Museu da Cidade, integrando a programação do Festival Viva Cultura.
É grande a expectativa entre os profissionais da região entrelaçados com a leitura em torno da I Ciranda Literária de Macaé. Além das atividades voltadas para a formação de novos leitores, através da capacitação de mediadores de leitura e do aprimoramento de escritores e poetas, o evento mostrará a experiência do mercado literário nacional, por meio de palestras, oficinas, encontros e batepapos.
De acordo com uma das organizadoras da Ciranda, Simone Mota, a intenção é agregar neste contexto os talentos que moram na cidade, macaenses ou não. “Apesar da riqueza artístico-cultural do município, muitos talentos locais ainda permanecem desconhecidos pelos leitores que vivem em Macaé”, comenta a escritora, abraçando esta causa na tentativa de mudar o cenário para possibilitar mais visibilidade à produção literária local.
A Ciranda será aberta oficialmente no Hotel Blue Tree, na segunda-feira (18), com o Sarau de Poesia e Música. Às 19h, haverá a apresentação do Coral da Petrobras, seguida na sequência pelo Sarau dos Alunos da Escola Criarte, Poetas Declamam: Rodrigo Noval, Sandra Wyatt e outros, Chico Brant – Pocket Show: Compondo, Poesia em Libras para alunos da Criarte e o Cordel de Macaé com o Grupo Historiarte. No início da próxima semana, a Fundação Macaé de Cultura divulgará o complemento desta programação.