Foto: Rui Porto Filho
Evento, que acontece no Hotel Royal Palace, contou com a presença de empreendedores locais e representantes do Sebrae e Codin
O terceiro dia da Semana Macaé Empreendedora, nesta quinta-feira (28), trouxe temas importantes envolvendo o mercado de pequenas, médias e grandes empresas, no Hotel Royal Macaé Palace, nos Cavaleiros. O dia começou com a participação de especialistas da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin), que apresentaram aos inscritos informações sobre os incentivos fiscais do Estado. O grande nome na programação foi o ídolo do futebol Raí, embaixador do Programa de Crédito ACREDITA, que na parte da tarde, falou sobre liderança, negócios e trabalho em equipe.
Pela manhã, a mesa de abertura foi formada por Rodrigo Viana, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, representando o prefeito Welberth Rezende, Fábio Picanço, presidente da Codin, Guilherme Reche, coordenador regional Norte Fluminense do Sebrae, Carlos Fernando Lima, delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio, jurisdição Macaé e Lúcia Melo Messias, diretora-presidente da Associação Macaense de Contabilistas (Amacon).
Logo em seguida, foi apresentada a palestra “Empreendedorismo, a arte de desafiar o presente”, com Edilson Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), seguida pela apresentação técnica da Codin, que promoveu um espaço de escuta e troca para empresas e de atendimento individualizado.
Representando o Sebrae, Guilherme Reche falou um pouco sobre o empenho e dedicação na realização do evento, para que o empresário tenha mais longevidade e bons resultados em seu negócio.
“A Segunda Semana Empreendedora de Macaé significa o avançar do pensamento do Governo cuidando sempre de forma especial do ambiente de negócios, o segmento produtivo. O segundo ano que a gente realiza a Macaé Empreendedora é o avançar desse pensamento, linkando contas, organizando o ambiente, trazendo oportunidade de parceiros importantes como a Codin para esclarecer muitas dúvidas ao empresariado instalado em nossa cidade”, ressaltou Rodrigo Viana.
PROGRAMA ACREDITA
"É isso que a gente espera. O empreendedorismo é bastante intenso em seu dia a dia de negócios, em toda a jornada e a gente precisa fazer isso cada vez com mais qualidade de gestão. Dias como esse fazem com que cada vez mais a gente tenha perspectivas positivas de sucesso, uma vez que os incentivos fiscais que vão ser debatidos aqui são preponderantes para o sucesso das empresas. Que façamos que o município de Macaé seja cada vez mais bem posicionado, dinâmico, desenvolvimentista e que abraça aquele que quer empreender e quer ter bons negócios em sua jornada”, acredita Reche.
À noite, os participantes puderam conferir o painel “Macaé Empreendedora - Mulheres de Negócios”, que contou com a participação de Fabiana Shikida (Oh Bazar!), Micheli Medeiros (San Lorenzo e Badulaque), Isabel Tunas (Facilitoy e Shark Tank) e Dilma Negreiros (empreendedora social), com as mediadoras Marcele Porto (Superintendente de Estado de Autonomia Financeira da Mulher) e Sheila Juvêncio (Secretária da Mulher de Macaé). Em seguida, Yaisa Batista abordou o tema Afroempreendedorismo.
“Há o benefício individual dentro da atuação coletiva. O sucesso desses projetos depende de cada um de vocês que está aqui hoje. Todos querem melhorar a vida e assim, apostam em seus empreendimentos e é justamente isso que melhora a economia como um todo”, disse o ex-atleta, que atualmente cuida de vários projetos sociais.