As famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa têm até esta quarta-feira (02) para se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal em parceria com o município. O cadastramento pode ser feito na Incubadora de Cooperativas (Ajuda de Baixo) e na tenda junto ao Terminal Lagomar, das 8h às 17 horas.
Podem se inscrever somente famílias que não estejam em nenhum programa social do governo federal ou do município. É necessário levar a seguinte documentação: identidade, CPF, carteira profissional assinada ou não, certidão de nascimento dos filhos menores de idade, título de eleitor, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de casamento ou nascimento e comprovante de renda dos que trabalham.
De acordo com a coordenadora do CadÚnico e do Bolsa Família, a assistente social Orciléa Baêta Motta, os postos de cadastramento tiveram o objetivo de aumentar os números de inscritos no programa. “Nos dois primeiros dias do cadastramento orientamos as famílias a como fazer o cadastro e na quarta (26) começamos a efetuar as inscrições. Até sábado (29), atendemos 500 famílias e efetuamos 300 cadastros nos dois espaços”, explicou Orcilea.
Os cadastros para os programas do governo continuam no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Aeroporto, Nova Holanda, Botafogo e Aroeira e na Coordenação do Bolsa Família (Rua Francisco Portela, 456, Centro), em frente ao prédio do INSS. Em caso de dúvida, ligue para a Secretaria de Assistência Social, 2772-4090.
O Cadastro Único para Programas Sociais, regulamentado em 2008, é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. Envolve os programas do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pro Jovem, Passe do Idoso, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Isenção de Taxa para Concurso Público Federal e Tarifa Social para Energia Elétrica.