logo

Testagem de doenças sexualmente transmissíveis no bairro Nova Holanda

07/08/2013 18:08:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Erica Ferreira

Além dos testes também foi feito um trabalho de aconselhamento.

"Mais importante que fazer a testagem é se prevenir através do uso da camisinha". Esta é a afirmação da assistente social e diretora técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa DST/AIDS, Isabel Alves, durante o trabalho do CTA Itinerante no bairro Nova Holanda.

Foram oferecidas testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C. Das 52 pessoas que fizeram os testes apenas uma apresentou caso positivo para sífilis. Isabel explica que a paciente foi encaminhada para o setor ambulatorial do Programa DST/Aids.

- A paciente irá fazer um novo exame, chamado de VDRL, para saber a fração da bactéria Treponema pallidum e, desta forma, iniciar o tratamento - , disse, acrescentando que a sífilis tem cura, mas o uso do preservativo nas relações sexuais é o meio mais simples, confiável e barato de se prevenir.

Ela lembrou que tem que tratar também a parceria, para a quebra da cadeia de transmissão. "O teste é um instrumento importante ainda para a prevenção da transmissão vertical da sífilis em gestantes", frisou.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado, ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum e pode se manifestar em três estágios. Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa.

Sinais e sintomas - O primeiro sintoma da doença é uma pequena ferida no órgão genital e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem em média três semanas após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida não apresenta dor, coceira, ardência ou pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz, mas a pessoa continua doente. Após seis semanas do desaparecimento da ferida, podem surgir manchas no corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

A pessoa pode ficar sem sintomas de 3 a 12 anos, quando podem surgir complicações ósseas, neurológicas e cardíacas.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 17h, e fica localizado na rua Velho Campos, 354, Centro.