logo

Teste de aceitação na alimentação escolar é realizado pela Educação

04/07/2011 09:04:21 - Jornalista: Carlos Fernandes

Com o objetivo de introduzir um novo alimento no cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação realizará o teste de aceitabilidade com feijão de corda produzido no município. Esta é a segunda etapa da ação, que foi realizada em fevereiro, na Escola Lyons, no Colégio Pedro Adami e na Escola Joffre Frossard. Agora, será a vez dos alunos do Colégio Municipal Aroeira, na quarta-feira (6), e da Escola Municipal Almir Francisco Lapa, na quinta (7), participarem do teste, que é o instrumento que permite saber se a preparação sugerida será aceita pelos estudantes.

- Temos que fazer a amostragem de 100 a 500 alunos. Preferimos fazer em várias escolas, porque assim podemos medir a aceitação em setores diferentes. Atingindo o número de alunos determinado, teremos a comprovação metodológica do teste e que ele foi realizado de maneira adequada, afirma a nutricionista responsável pelo Programa de Alimentação Escolar no município, Dina Freitas Reis.

Os testes de aceitabilidade seguem normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), já que o Ministério da Educação (MEC) determina que o alimento só seja aprovado se sua aceitação for maior do que 85%, evitando o desperdício. Além disso, o feijão de corda, apesar de possuir nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras, não é um produto comum na alimentação local.

- Nosso objetivo, além de ser fomentar a produção local e a geração de renda para os agricultores e, principalmente, fazer que os alunos recebam alimentos da safra, sem agrotóxicos e com um valor nutricional maior, completa Dina.

A aplicação dos testes de aceitabilidade teve início, em 2009, quando foi feito um teste com tutu de feijão e bobó de frango no Colégio Maria Isabel Damasceno Simão. Desde então, outros testes também foram realizados, como o com pescado em 2010. Um suco funcional, chamado de “suco da horta”, preparado com limão, maracujá e couve também passou pelo teste no ano passado, foi bem aceito pelos alunos e está no cardápio da merenda escolar da rede municipal.

A nutricionista ainda afirma que outros testes de aceitabilidade deverão ser feitos ainda em 2011: “Devemos fazer outro teste mais para o final do ano, mas queremos antes terminar o do feijão de corda para sabermos se foi aprovado ou não. Dependendo do resultado, vamos testá-lo com uma outra preparação, como salada ou outro preparo qualquer”, finaliza Dina Freitas Reis.