logo

Textos para Olimpíada de Língua Portuguesa selecionados em agosto

25/07/2012 11:20:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Dezessete escolas da rede municipal de ensino de Macaé estão se preparando para a participação na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Da competição nacional, participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: Poema, Memórias, Crônicas e Artigos de Opinião. O concurso tem como tema este ano “O lugar onde vivo”. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita.

— A intenção da Secretaria de Educação é sempre motivar os professores e alunos a produzirem trabalhos de qualidade e a participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa. Afinal, esta é uma importante ferramenta para melhora do processo pedagógico, incentivando a prática de produção de texto e melhorando assim a leitura e a escrita dos alunos nas escolas do município — disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Na sexta-feira (10/08), começa a montagem das comissões julgadoras das escolas. E durante todo o mês de agosto, as unidades de ensino selecionarão um texto por categoria em que participam, para que, daí em diante, as produções possam participar das sucessivas etapas de seleção: municipal, estadual e regional, até chegar à nacional.

No estado do Rio de Janeiro, 91 dos 92 municípios terão representantes na competição. São mais de três mil professores de 2130 escolas participantes. Entre as unidades de ensino do município, confirmaram participação a Cláudio Moacyr de Azevedo, Eraldo Mussi, Pedro Adami, Maria Isabel Damasceno Simão, Maria Letícia Santos Carvalho, Renato Martins, Zelita Rocha de Azevedo, Engenho da Praia, Wolfango Ferreira, Joffre Frossard, Lions, Jacyra Tavares Duval, Onilda Maria da Costa, Eda Moreira Daflon, Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Polivalente Anísio Teixeira, além do Colégio de Aplicação (CAp).

Macaé participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde 2008, ano de sua primeira edição, quando o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar ganhou um laboratório de informática, e a aluna premiada uma bolsa de estudos estimada em R$ 30 mil. Na edição de 2012, além de medalhas e placas de homenagem que serão distribuídas nas etapas, os destaques ainda ganharão livros, tablets, netbooks e impressoras, além de microcomputadores, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros para a escola.

— A participação de todos é importante, pois além de sua importância pelo aspecto da leitura, há também a questão dos diversos gêneros textuais a se trabalhar pelos professores em sala de aula — explicou Sandra Matsumura, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada a cada dois anos e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os parceiros na execução das ações são o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.