A Chama dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 está mais próxima do Estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (05), a chama chegou a São Paulo e percorreu as ruas de Guarulhos, na região metropolitana e segunda maior cidade do estado. No dia 09, o Quilombo Campinho da Independência, localizado ao sul do Estado do Rio de Janeiro, a 20 km da cidade de Parati, entre os povoados de Pedras Azuis e Patrimônio, receberá a chama - um dos símbolos dos jogos.
Ainda no dia 09, o revezamento passará pelas cidades de Parati e Angra dos Reis. No dia 10, a chama estará em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Petrópolis . Em Macaé, o revezamento da tocha começa, às 08h, do dia 11, pela Praça Mirante dos Navegantes, onde a chama será homenageada por estudantes da rede municipal e pelos pescadores da cidade.
Cerca de 30 revezadores conduzirão a tocha durante o percurso em Macaé. Dez atletas foram indicados pela prefeitura de Macaé ao Comitê Organizador (CO-Rio) dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
- A prefeitura de Macaé se preocupou em escolher nomes de pessoas que são e já foram importantes para o esporte de nossa cidade. Esse é um momento histórico, único e esperamos que toda a população de Macaé venha para a rua acompanhar a passagem do revezamento - ressaltou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.
Percurso - Depois da Barra, a tocha seguirá para o Centro pela ponte Ivan Mundim. Acompanhe todo o percurso da Tocha Rio 2007, por Macaé: rua Conde de Araruama (Câmara Municipal), Av. Rui Barbosa, Praça Washington Luiz, rua Teixeira de Gouveia, rua Euzébio de Queiroz, Av. Presidente Sodré (prefeitura de Macaé), Rua Pereira de Souza, Silva Jardim, Teixeira de Gouveia, Av. Papa João XXIII, Av. Agenor Caldas, Petrobras (que comemora 30 anos em Macaé, no mês de agosto), Av. Atlântica, Val Paraíso, Av. Nossa Senhora da Glória, Av. Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha, em frente ao Supermercado Sendas), Rua Marco Antônio Aguiar, Av. Evaldo Costa, Alameda Etelvino Gomes e rua do Ginásio Municipal Poliesportivo.
Na prefeitura de Macaé, haverá uma apresentação das seresteiras da Sociedade Musical Nova Aurora, formado há 20 anos, quando um grupo de senhoras da cidade começou a angariar fundos para os portadores de HIV.
- São cerca de 20 senhoras, entre 40 e 70 anos, que cantam músicas antigas de seresta e carnaval. Faremos uma homenagem especial durante a passagem do Revezamento da Tocha em frente da prefeitura de Macaé - destacou a coordenadora e presidente da Nova Aurora, Inês do Patrocínio.
Bandas e estudantes da rede municipal e a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), estarão em alguns pontos da cidade acompanhando o revezamento da Tocha.