logo

"Todos contra a Dengue": prosseguem ações em toda cidade

27/01/2014 17:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Flávio Sardou

O mutirão vai até a próxima sexta-feira (31), em vários bairros

A força tarefa "Todos conta a Dengue", grupo que é formado por representantes de todos os setores da Prefeitura, de empresas prestadoras de serviços públicos municipais e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), prossegue com ações em toda cidade. Nesse período foram atendidas denúncias da comunidade e também dos fiscais municipais. Até sexta-feira (31), uma equipe formada por dez agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e um supervisor fará mutirão, das 8 às 13 horas, no Centro, na Imbetiba, no Parque Valentina Miranda e na Praia Campista.

Outro grupo composto por oito agentes e um supervisor, a partir de terça-feira (28) até sexta-feira, estará no Jardim Santo Antônio e no Jardim Vitória tomando as medidas necessárias para prevenir e eliminar os focos do mosquito vetor da doença.

O primeiro grupo de trabalho vai distribuir material informativo e fazer tratamento mecânico e químico de depósitos de água. O segundo fará também a verificação em imóveis pendentes; o levantamento de índice de focos; a vedação de depósitos de armazenamento de água e o cadastro de imóveis com possíveis criadouros do mosquito.

A central de ações do "Todos contra a Dengue" fica na praça Washington Luiz. A tenda está à disposição da população para ações imediatas, como a retirada de material que acumule água nas casas e em terrenos baldios; verificação de domicílios que se encontram fechados; cobertura de caixas d´água com telas, entre outras providências. Os cidadãos têm ainda o telefone gratuito (aceita ligações por celulares) para denúncias e solicitações: 0800 022 6461.

Desde o dia 23 de janeiro, as autoridades municipais estão autorizadas a entrar em residências, terrenos, edifícios ou estabelecimentos em que houver o insucesso de três tentativas de entrada no imóvel. O ingresso compulsório, entre outras medidas, foi estabelecido pelo Decreto 005/2014 que pretende garantir as ações preventivas e de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O ingresso compulsório somente acontecerá nos casos de recusa ou de ausência de pessoa que possa abrir a porta para o agente. Nesse caso, ele será divulgado em jornal de ampla circulação municipal com a data e a hora da visita que será acompanhada de força policial.

As autoridades municipais que coordenam o 'Todos contra a Dengue' salientam que a recusa ao atendimento das determinações sanitárias constitui crime de desobediência e infração sanitária. Em casos de reincidências, os infratores estão sujeitos a multas, nos termos da Lei Municipal 3.430/2010.

Na última semana, equipes do 'Todos contra a Dengue' realizaram diversas ações no município. Um caminhão de coleta retirou entulhos em duas ruas da localidade do Alto do Cajueiros, onde foi cadastrada uma residência fechada com lixo e vala negra. O proprietário do imóvel trabalha embarcado e todas as medidas legais vão ser tomadas.

No bairro Cajueiros, o serviço de coleta foi feito em um terreno baldio e em uma casa abandonada com lixo e material inservível no quintal. Nesse bairro foram retirados também entulhos de um depósito público. Outro terreno baldio e mais uma residência com acúmulo de lixo e um imóvel interditado com materiais inservíveis e caixa d'água destampada também foram registrados para sofrerem intervenções esta semana. Já no bairro Campo D'Oeste, os agentes do CCZ agiram cobrindo uma caixa d'água na rua Venezuela.

Na Imbetiba, dez ocorrências já foram registradas, desde limpeza de fossa e cisternas à retirada de entulho e lixo. Três escolas municipais desse bairro vão sofrer intervenções. Entre elas: Eda Moreira Daflon, Professor Antônio Álvares Parada e Professora Maria de Maris Sarmento Torres. Já no Engenho da Praia, será feito um tratamento de cisterna na avenida Lagomar.

No Jardim Aeroporto, foram retirados entulho e lixo de um terreno baldio e mais dois vão sofrer intervenção municipal esta semana, nas avenidas Governador Chagas Freitas e Almir Pires da Luz, que também será capinado. De uma casa na rua Joaquim de Paula, restos de obra e pneus foram retirados. Esse serviço foi executado por um caminhão contratado pela Prefeitura.

No Miramar, dois terrenos baldios fechados foram limpos. Na Ajuda de Baixo será feita a limpeza e a capina no entorno do prédio do Centro de Convivência do Idoso. E no Botafogo o trabalho será de coleta de plásticos e garrafas d' água na rua Juvenal Barreto.

No bairro Cajueiros, foi feita a limpeza do terreno atrás da Escola Municipal Cândida Maria da Silva Vieira e a retirada de bens inservíveis dessa unidade de ensino. O trabalho de capina ainda vai acontecer no terreno atrás da Escola Municipal Átila de Aguiar Maltez Junior e no da Escola de Samba Princesinha. O trabalho próximo aos muros das escolas será contínuo para se evitar o acúmulo de lixo.

No Campo D'Oeste, foram indicadas intervenções em seis terrenos e em um telhado de uma residência com garrafas e baldes, na rua Itália.


Fotos Relacionadas