logo

Todos contra a Dengue: tenda na praça será a central de ações da força tarefa intersetorial

20/01/2014 15:55:00 - Jornalista: Andrea Lisboa

Foto: Flávio Sardou

O prefeito, Dr. Aluízio, participou do encontro no Paço Municipal

Da tenda da campanha "Todos contra a Dengue", que estará na praça Washington Luiz a partir das 8h desta terça-feira (21), uma força tarefa formada por funcionários de diversos órgãos da Prefeitura, de empresas prestadoras de serviços públicos municipais e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura intensificará as ações de combate aos focos do mosquito transmissor da doença para evitar uma epidemia no município.

Essa central de ações estará à disposição da população para ações imediatas, como a retirada de material que acumule água nas casas e em terrenos baldios; verificação de domicílios que se encontram fechados; cobertura de caixas d´água com telas, entre outras providências. Os cidadãos têm ainda o telefone gratuito (aceita ligações por celulares) para denúncias e solicitações: 0800 022 6461.

Na praça, a força-tarefa conta com caminhões para retirada de material das casas e terrenos. Cerca de 200 agentes comunitários darão prioridade ao combate à dengue. Todos os setores da Prefeitura vão atender de forma preferencial à campanha contra os focos do vetor.

Durante a primeira reunião da equipe intersetorial do "Todos contra a Dengue" na manhã de segunda-feira (20), no auditório do Paço Municipal, o prefeito Dr. Aluízio salientou que evitar uma epidemia de dengue é a prioridade.

- A cidade vai trabalhar para o combate à dengue 24 horas por dia. Todos vamos acabar com os focos do mosquito para se evitar mortes pela doença, disse.

Os servidores de cada órgão municipal que vão participar da força tarefa serão nomeados por decreto e se dedicarão integralmente às ações estabelecidas pelo Plano de Contingência Municipal.

Em 2013, assim como nos anos anteriores, no mês de fevereiro, foram notificados cerca de 1.500 casos de dengue. A proposta da Prefeitura é um mudança deste quadro com o fortalecimento das ações de combate ao vetor de acordo com as especificidades de cada bairro.

Alguns bairros do município apresentam dados preocupantes, como o Nova Esperança, com Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) que indica a incidência de focos do vetor por amostragem, de 11, 4 residências com focos a cada cem. Já no ano passado, houve uma morte por dengue no município. Quatro sorotipos circulam no estado, por isso, grande parte da população não adquiriu todos os anticorpos. A maior preocupação é com crianças com menos de sete anos de idade que não tiveram contato com o sorotipo 3.

Ações de prevenção de focos das larvas do Aedes aegypti serão intensificadas também em prédios públicos. A prioridade será a cobertura de caixas d´água com telas e a retirada de materiais inservíveis intradomiciliares e peridomiciliares (dentro e ao redor das residências). Os entulhos recolhidos vão ser levados para um galpão da Prefeitura.