Foto: Kaná Manhães
O equipamento realiza um exame de corpo inteiro em 30 segundos
O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada (SMTC) continua em Macaé até esta sexta-feira (27). A Unidade já efetuou aproximadamente 300 exames desde o dia 17 deste mês, quando se instalou no município. Os atendimentos são feitos das 7h às 19h, na Praça Washington Luiz (Centro), por profissionais especializados na área.
O serviço é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), em parceria com a Prefeitura de Macaé, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), das Coordenações da Secretarias Municipais de Saúde, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas de Macaé, Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi).
De acordo com o enfermeiro e coordenador da Unidade Móvel, Edimilson Rêgo, o projeto visa dar mais agilidade aos exames de tomografia, que costumam ser caros e demorados. “Esse serviço é caro e a fila de espera é enorme, tem pessoas que esperam até três anos para tentar fazer uma tomografia e às vezes nem conseguem e com isso, acabam desistindo de fazer o exame”, explica Edimilson.
O coordenador informa que os pacientes agendados para sábado (28), serão atendidos em outras regiões, pois devido a uma ordem do governo do estado, o serviço não poderá permanecer na cidade até a data prevista. “Vamos atender em Macaé somente até esta sexta-feira (27), por isso, os pacientes marcados para sábado (28) serão atendidos em outras localidades. Uma van levará todos os pacientes gratuitamente até a região mais próxima, na qual iremos estar com a Unidade Móvel, para atendê-los”.
O equipamento realiza um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. Dentre os 60 exames agendados por dia, as tomografias de crânio, coluna e abdome são as mais efetuadas pela equipe de profissionais responsável pela operação do aparelho.
O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.