Os trabalhos científicos desenvolvidos pelos profissionais do Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, começam a ganhar destaque internacional. A equipe do Núcleo de Vigilância Hospitalar (CCIH) que apresentou o trabalho, “Ações da CCIH na elaboração de condutas em anti-bioticoterapia em hospital público”. Apresentado no 14º Congresso Brasileiro de Infectologia em novembro no Minas Centro, o trabalho resultou numa publicação da revista internacional “The Brazilian Jornal of Infections Diseases (BJID)”.
A revista BJID é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Infectologias (SBI), sendo o principal meio de divulgação de conhecimento científico da entidade. O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, acrescenta que os artigos e comunicações publicados pelo BJID têm relevância em todos os aspectos da microbiologia, infectologia e resposta imunológica aos agentes infecciosos.
- Por sabermos da capacidade criativa de nossos profissionais, implantamos em junho, o Centro de Estudos Doutor Manoel do Carmo Losada, visando o envolvimento, a pesquisa e a atualização dos funcionários. Este envolvimento traz respostas rápidas no tratamento dos pacientes, fazendo com que eles recebam o que é de mais atual e eficiente – disse.
Segundo a equipe da CCIH, composta por sanitaristas, especialistas em controle de infecção hospitalar, infectologistas e clínico, através de uma investigação sobre a microbiota existente no hospital foi criado um manual de recomendações do uso de antimicrobianos. A equipe ressaltou que o trabalho contou com a colaboração dos colegas de vários setores da instituição.
Na prática, eles explicam que com este manual fica instituído o tratamento com antibióticos de forma racional e cuidadosa, alertando sobre os perigos de seu uso abusivo como também o surgimento de bactérias cada vez mais resistentes. “Os trabalhos do setor prosseguem com novos dados e pesquisa, visando a melhoria da qualidade do serviço e a interação com a comunidade científica”, disse a equipe.
A revista BJID, bimestral, destina-se à publicação de artigos originais, apresentados dentro das seguintes categorias de comunicação: investigação clínica; apresentação e discussão do caso; relatórios sumários sobre novos métodos e observações; apresentações e revisões recentes; cartas ao editor referentes a publicações anteriores; comentários ao editor – exposição de idéias, teorias e comentários.