A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé conseguiu 600 vagas no mercado de trabalho para os jovens que estão participando do Programa Macaé de Primeiro Emprego – Juventude Cidadã. Este foi o resultado de uma reunião organizada pela Secretaria com representantes de diversas instituições do município, com o objetivo de inserir os três mil jovens do PMPE no mercado.
As 600 vagas iniciais são para a empresa Brasil Center, que disponibilizou 600 vagas para o convênio. “Foi uma grande vitória. Nossa intenção é conseguir emprego para todos os jovens do programa”, disse o secretário Cláudio Bogado. Na reunião, realizada nesta quinta-feira (1), participaram representantes da Petrobras, Firjan, Promimp, Rede Petro, Acim, CDL, entre outras.
Bogado disse ainda que passado o processo de propagação da cidadania e dos direitos humanos e da capacitação profissional dos jovens, agora é a vez de se partir para a fase de inserção deles no mercado de trabalho. “A primeira ação foi o encontro com as instituições”, afirma o secretário, acrescentando que o primeiro encontro foi muito produtivo, onde os participantes se comprometeram com o ideal do convênio.
- É difícil pontuar o benefício de maior relevância, considerando que todos se prontificaram a participar de uma união mais significativa em prol dos jovens – avalia Bogado. Ele ressaltou que a união das instituições representando o sistema ‘S’ – Senac, Sebrae e Senai – é fundamental para o sucesso do projeto.”, comenta.
O secretário também afirmou que o comprometimento da Acim e da CDL no sentido de mobilizarem as empresas associadas a atuarem efetivamente na busca de vagas de empregos também é muito válida. “Inclusive a Petrobras irá buscar junto aos seus departamentos formas de contribuir para o êxito da Semtre e para o desenvolvimento municipal, a fim de inserir os jovens no mundo do trabalho”, completa.
Feira de Trabalho - Outro tema tratado na reunião foi a organização da I Feira de Trabalho e Emprego de Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), em data ainda a ser marcada. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, este evento faz parte do convênio entre a prefeitura de Macaé, representada pela Semtre, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho. Graças a este acordo existe o PMPE – Juventude Cidadã, cuja execução é realizada pelo Senac.
Nesta reunião, ficou acordado um próximo encontro com todas as empresas estabelecidas no município de Macaé, com o objetivo de tomarem conhecimento da proposta da feira e poderem participar e contribuir para a inserção de jovens no mercado de trabalho. A próxima reunião será no dia sete de fevereiro, às 10h, na Incubadora de Cooperativas, Estrada do Imburo, sem número, Ajuda.
Segundo Lincoln Weinhardt, gerente de comunicação empresarial da Petrobras, o programa PMPE é uma iniciativa muito importante da prefeitura, pois vai ao encontro das necessidades do município. “Fiquei impressionado com o poder de mobilização que a secretaria de Trabalho e Renda teve para reunir tão expressivo número de instituições nesta reunião”, afirmou o gerente.
Ele ainda acrescentou que a Petrobras, como empresa participante, estará no evento apresentando seus trabalhos de inserção social e convidando empresas parceiras a também participarem das atividades em prol do primeiro emprego.
Já Alba Corral, secretária executiva da Agenda 21, lembrou que a logomarca da Agenda 21 é uma ciranda – representação que remete à união das pessoas. “E foi isso que ocorreu nesta reunião e estará acontecendo daqui para frente, união de forças para promover a inclusão social. Estou muito feliz em perceber tudo isso, através do símbolo da Agenda 21”, completou a secretária executiva.