Foto: Ana Chaffin
A primeira edição do evento itinerante aconteceu na Escola Leonel de Moura Brizola, na Barra.
Para lembrar o Dia Internacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), os Conselhos Tutelares de Macaé e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), começaram palestras itinerantes nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino.
Com o tema “Precisamos Conversar sobre Trabalho Infantil”, a primeira aconteceu nesta sexta-feira (14), na Escola Leonel de Moura Brizola, na Barra, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o presidente do CMDDCA, Leandro da Silva, nas próximas semanas as palestras estarão em unidade escolar da área central e, ainda, no Colégio Municipal Pedro Adami, região serrana do município.
Dados estatísticos apontam que no país cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão envolvidos com o trabalho infantil.
O evento contou ainda com a participação da conselheira tutelar Elaine Alves e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Carolina Jorge.
“A ideia é fortalecer as leis que proíbem esse crime e também fiscalizam os direitos das crianças e adolescentes, gerando acesso à educação, programas e políticas públicas, como o Jovem Aprendiz, por exemplo, que ressalta todos os direitos trabalhistas de jovens entre 14 e 18 anos”, pontuou a conselheira tutelar Maria Eduarda Rocha.