Foto: Rogério Peccioli e João Barreto
A mobilização em Macaé foi marcada pela tranquilidade.
Com total apoio da prefeitura, cerca de 5 mil manifestantes ocuparam vias públicas do município nesta quinta-feira (20) em protesto pacífico do movimento “Vem pra rua, Macaé”. O objetivo foi propor melhor qualidade de vida para a população. Uma das cenas que chamou atenção foi integrantes da Guarda Municipal cumprimentando os manifestantes em um gesto de democracia e parceria. As secretarias de Ordem Pública e Mobilidade Urbana ajudaram a garantir tranquilidade e segurança ao ato, que percorreu as ruas da cidade durante aproximadamente três horas. Também participaram do evento os serviços de inteligência das Polícias Militar, Civil e Federal.
A mobilização começou às 17 horas na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, e passou pelas avenidas Rui Barbosa, Presidente Sodré, Teixeira de Gouveia, e Velho Campos. Com faixas que pregavam um movimento de paz, sem violência e vandalismo, os manifestantes cantaram o hino de Macaé. A caminhada esteve ainda pela Câmara Municipal, ponte Ivan Mundim, rodoviária e Terminal Central. Em respeito à lei do silêncio, os participantes evitaram se pronunciar em frente ao hospital localizado na área central.
Em razão da manifestação, a prefeitura interditou o trânsito no entorno da Praça Veríssimo de Melo. Agentes de trânsito auxiliaram os condutores para os desvios adotados. O objetivo foi garantir a segurança viária de condutores e pedestres. Para a estudante Milena de Sá Rodrigues, 20 anos, o protesto representou organização e mobilização pacífica. “Temos orgulho de Macaé, e podemos reivindicar melhorias para a cidade demonstrando ordem e que juntos chegaremos lá”, enfatizou.