Transcorreu tranquilamente o primeiro dia de mudanças no sistema de pontos das vans intermunicipais autorizadas no município. No final da manhã deste sábado (20), o presidente da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Fernando Magalhães recebeu os presidentes das cooperativas de vans e o representante da categoria em nível intermunicipal, Edson da Silva Mota, que foram fazer uma proposta de ordenamento na circulação dos veículos no perímetro urbano.
Na oportunidade os cooperativados, entregaram ao presidente da Mactran uma listagem com a relação das 97 vans legalizadas pelo Detro, para que possa ser elaborada uma grade de horários, onde elas poderão continuar pegando passageiros na área urbana. O presidente afirmou que irá analisar a lista e que na próxima segunda-feira (22) se reunirá com todos para a assinatura de um termo de ajustamento de conduta.
- Mas até que outras providências sejam definidas, os topiqueiros que fazem as linhas intermunicipais terão que cumprir o Decreto 078/2006, que estabelece os novos pontos de estacionamento das vans intermunicipais, que são os terminais do Sistema Integrado de Transportes localizados nas três entradas da cidade, declarou.
Convocado pelos presidentes das cooperativas de vans da região, para representá-los, Edson, que é de São Gonçalo, solicitou aos cooperativados que qualquer que seja o acordo os presidentes das cooperativas terão que exercer sua autonomia junto aos topiqueiros e fiscalizar os serviços. “Até que alguma resolução seja dada, os serviços de vans intermunicipais estarão interrompidos”, disseram os presidentes das cooperativas.
Segundo Fernando Magalhães, esta será mais uma tentativa de negociação com os donos de vans intermunicipais. “Tanto os usuários quanto os cooperativados tem que entender que o Decreto Municipal, visa disciplinar o trânsito, principalmente no horário de pico”, falou.
Fernando explicou que uma das tentativas para ordenar o trânsito de vans intermunicipais foi colocar as vans com destino a Rio das Ostras, próximo ao supermercado ABC, e elas saiam com horários pré-estabelecidos para a praça Luiz Reid (próximo ao Habib´s). Com isso, os carros saíam cheios e todos lucravam. “O problema é que o mesmo não acontecia de Rio das Ostras para Macaé e o trânsito ficava tumultuado por falta de uma grade de horários”, disse.
Agora, os veículos que vêm da região de Conceição de Macabu, Carapebus e Campos têm ponto final no Lagomar. Já os que vem de Casimiro de Abreu e Rio Bonito, fazem o final no Novo Hospital (HPM)/Fórum. Os que vem da região dos Lagos (Cabo Frio, Unamar, Barra de São João, Rio das Ostras) deixam os passageiros no Parque dos Tubos.