logo

Transpetro vai investir US$ 850 milhões em Macaé

18/05/2007 18:48:45 - Jornalista: Simone Noronha

Nos próximos três anos, Macaé vai receber US$ 850 milhões em investimentos da Transpetro, subsidiária da Petrobras. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18), durante a solenidade de comemoração pelos 25 anos do Terminal de Cabiúnas. De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, os investimentos vão representar a geração de emprego e renda para o município, além de novas oportunidades de negócios para as empresas prestadoras de serviço. Gurgel participou da solenidade representando o prefeito Riverton Mussi.

- São empreendimentos como este que garantem o crescimento e o desenvolvimento de Macaé. A prefeitura dá todo apoio a este tipo de projeto investindo os recursos dos royalties do petróleo em infra-estrutura - disse o secretário, lembrando ações da prefeitura, como a construção da Avenida Industrial.

O diretor de Gás Natural da Transpetro, Marcelo Rennó, lembrou que o Terminal de Cabiúnas é considerado uma das principais unidades terrestres da empresa, responsável pelo escoamento de 90% do gás natural processado no estado do Rio, o que corresponde a 26.42% do total do país. De acordo com ele, o próximo desafio da unidade é duplicar a sua capacidade de processamento, passando a alimentar a matriz energética do país em mais 24 milhões de metros cúbicos de gás natural.

O Terminal de Cabiúnas é considerado peça fundamental no Plano de Produção de Antecipação de Gás (Plangas), que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Com os novos investimentos, o Terminal vai ampliar sua área, que hoje é de 1,37 milhões de metros quadrados, para cerca de 2 milhões de metros quadrados.

- É como se fôssemos construir um novo Terminal. É um grande desafio para todos os profissionais da Transpetro, já que pelo calendário as obras têm que estar prontas em fevereiro de 2009. Mas tenho certeza que vamos conseguir - comentou o gerente geral do Terminal Cabiúnas, Jorge de Brito Batista.

Terminal é o maior processador de gás do país

Maior pólo processador de gás natural do Brasil, o Terminal de Cabiúnas tem capacidade atual de processamento de 14,9 milhões de metros cúbicos por dia. A unidade, que opera continuamente 24 horas, também responde pelo escoamento de cerca de 16% do petróleo produzido na Bacia de Campos para a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e para a Refinaria Gabriel Passos (MG), o equivalente a 240 mil barris. O Terminal gera atualmente cerca de dois mil empregos em Macaé.

No Terminal, o gás natural da Bacia de Campos serve de matéria prima para diversos produtos, desde atendimento a pólos industriais ao consumo residencial e automotivo. A unidade gera gás natural especificado, gás liquefeito de petróleo (GLP) e líquido de gás natural (LGN). O Terminal hoje conta com oito tanques para armazenamento de petróleo, dois tanques de gasolina natural, cinco esferas para armazenamento de GLP e LGN, três oleodutos e dois gasodutos.