logo

Transporte ensina comportamento no trânsito às crianças

20/09/2005 18:17:09 - Jornalista: Cesar Dussac

Como parte das comemorações da Semana do Trânsito, a Secretaria de Transporte de Macaé realizou no circo de lona, em frente à Guarda Municipal, na tarde de terça-feira (20) uma palestra sobre comportamento no trânsito para 58 alunos do CA da Escola Municipal Anna Benedicta. O palestrante foi o guarda Joni Batalha, responsável pelo Setor de Educação no Trânsito na Secretaria.

Usando o processo interativo, buscando respostas do público, e apresentando uma história vivida por uma família de marionetes, Joni Batalha transmitiu conhecimentos e corrigiu informações, a começar pelo significado da palavra trânsito, que as crianças identificavam apenas como o número de carros nas ruas, desprezando a figura do pedestre.

A partir daí, Batalha passou a enfatizar que “todos somos pedestres”, tema principal da campanha deste ano, valendo-se de murais ilustrativos e de multimeios, com a projeção de crianças e de famílias atravessando as faixas destinadas a pedestres. Mostrou também que, ao guiar uma bicicleta, o menino da foto parou diante do sinal vermelho, em frente à faixa de pedestres, “porque bicicleta também é uma veículo”. Foi reforçado o aprendizado quanto às cores dos sinais e seu significado.

A segurança no interior de ônibus e vans foi outro item abordado. “A criança deve, sempre, viajar segurando o balaústre, aqueles ferros que ficam no corredor ou estão colocados nas costas dos bancos do veículo”, ensinou o palestrante. Batalha também chamou a atenção para o tratamento que deve ser dispensado aos idosos e portadores de necessidades especiais, que têm a preferência para se sentar.

Foram criadas várias situações, sempre com a participação dos alunos, que aprenderam que a condução se espera na calçada, com atenção redobrada. Foram alertados quanto aos locais apropriados para soltar pipas: sempre distante do movimento de veículos, e de preferência em campos, praias no quintal da residência, longe de fios de iluminação.

Através da história narrada através de marionetes, aprenderam todos os cuidados que se deve ter nas ruas, e que não se pode tomar bebida alcoólica, quando se vai dirigir, ensinamento ditado pelo pai de família, consciente de que a bebida (cerveja) faz mal a quem está ao volante. “Certamente, esta informação as crianças levam aos pais, porque se tornam multiplicadoras desses ensinamentos junto à família, parentes e vizinhos”, observou Batalha. O comportamento do boneco Júnior, filho do casal, que foi soltar pipa em rua de tráfego de veículos, chamou a atenção das crianças, que reprovaram sua desobediência.

Por fim, o palestrante alertou as crianças para o uso do capacete, ao sentar na garupa de moto. Batalha enfatizou que somente crianças acima de sete anos podem ser conduzidas na garupa de moto. Nos automóveis, só no banco de trás e com cinto de segurança, que também devem ser usados no banco da frente por motorista e carona. O palestrante não se esqueceu de condenar o uso do celular, mais um recado para os pais.